O que é IRC?

Quando vamos comprar uma lâmpada, nos deparamos muitos detalhes técnicos escritos nas embalagens, e sem entender nada do que elas significam, nos fixamos no consumo e ignoramos todo o resto. Mas, porque essas informações estão lá, e será que elas são realmente relevantes para a nossa escolha?

Pensando nisso vamos abordar, uma por vez, cada informação contida nas embalagens, como potência em watts e lúmens, fluxo luminoso, eficiência luminosa, ângulo de abertura, voltagem, tensão e tantos outros e assim você poderá investir na melhor opção para cada necessidade.

IMG_2729-2.png

Já falamos sobre Temperatura de cor, que aparece nas embalagens com as opções 6000k ou 3000k, e se você ainda não leu sobre isso, é só clicar aqui.

Agora vamos falar sobre uma informação que você encontrará, o IRC.

O que é IRC?

IRC significa Índice de Reprodução de Cor. Ou seja, ele classifica a capacidade que uma fonte luminosa tem de reproduzir com fidelidade a cor natural de um objeto.

O IRC é classificado em uma escala de 0 a 100, onde quanto mais próximo ao 100 temos mais fidelidade de cor.

Porque é importante?

Entender o que é IRC e escolher uma lâmpada levando em conta seu IRC pode fazer toda a diferença em seu ambiente. Se você deseja valorizar detalhes como papéis de parede, detalhes da decoração como quadros e objetos, com certeza a iluminação com alto IRC fará toda a diferença.

apparel-boutique-colors-135620Fashion Clothing Shop Boutique ConceptBANGKOK, THAILAND - AUGUST 12 2016: Beautiful luxury living room

 

Agora, se você está escolhendo a iluminação para o seu comércio, esse fator é ainda mais importante.

Muitas vezes vamos ao mercado compramos frutas e legumes lindos, mas ao chegar em casa eles já não parecem tão atraentes. Isso porque os pontos comerciais se preocupam com o IRC das lâmpadas que utilizam, porque utilizar a iluminação correta pode aumentar em muito as vendas. A iluminação correta torna não só os produtos mais atraentes, mas todo o ambiente, fazendo com que os consumidores se sintam mais a vontade e incentivados a comprar.

IRC

Um caso que se tornou famoso na internet uns anos atrás foi a polêmica sobre um vestido onde alguns diziam ser branco e dourado e outros diziam ser azul e preto.

Houve muita discussão sobre o tema nas redes sociais e em vários meios de comunicação. E a explicação para esse fenômeno, na verdade é bem simples e ocorre todos os dias talvez sem que percebamos. Muito provavelmente essa divergência na percepção das cores do vestido se deve à iluminação. Nosso cérebro tem como padrão a reprodução das cores baseado na luz solar (IRC 100), e quando uma luz tem baixo IRC,  ele vai se esforçar em tentar interpretar a cor baseado no padrão pré-estabelecido pela natureza. Porém isso se torna uma tarefa bem difícil, já que temos muitas variações de IRC, e cada cérebro, ou seja, cada pessoa terá uma interpretação diferente de cada cor.

maxresdefault

Por isso, se Você é lojista, e não quer confundir seus clientes, sempre opte por lâmpadas com  IRC mais alto possível. E para te ajudar dessa tarefa, selecionamos as melhores opções abaixo:

Lâmpada Dicróica com IRC 95 

Lâmpada PAR20Led Bulbo A60  –  IRC80

 

 

 

 

 

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.