
Quando vamos comprar uma lâmpada, nos deparamos muitos detalhes técnicos escritos nas embalagens, e sem entender nada do que elas significam, nos fixamos no consumo e ignoramos todo o resto. Mas, porque essas informações estão lá, e será que elas são realmente relevantes para a nossa escolha?
Pensando nisso vamos abordar, uma por vez, cada informação contida nas embalagens, como potência em watts e lúmens, fluxo luminoso, eficiência luminosa, ângulo de abertura, voltagem, tensão e tantos outros e assim você poderá investir na melhor opção para cada necessidade.
Já falamos sobre Temperatura de cor, que aparece nas embalagens com as opções 6000k ou 3000k, e se você ainda não leu sobre isso, é só clicar aqui.
Agora vamos falar sobre uma informação que você encontrará, o IRC.
O que é IRC?
IRC significa Índice de Reprodução de Cor. Ou seja, ele classifica a capacidade que uma fonte luminosa tem de reproduzir com fidelidade a cor natural de um objeto.
O IRC é classificado em uma escala de 0 a 100, onde quanto mais próximo ao 100 temos mais fidelidade de cor.
Porque é importante?
Entender o que é IRC e escolher uma lâmpada levando em conta seu IRC pode fazer toda a diferença em seu ambiente. Se você deseja valorizar detalhes como papéis de parede, detalhes da decoração como quadros e objetos, com certeza a iluminação com alto IRC fará toda a diferença.
Agora, se você está escolhendo a iluminação para o seu comércio, esse fator é ainda mais importante.
Muitas vezes vamos ao mercado compramos frutas e legumes lindos, mas ao chegar em casa eles já não parecem tão atraentes. Isso porque os pontos comerciais se preocupam com o IRC das lâmpadas que utilizam, porque utilizar a iluminação correta pode aumentar em muito as vendas. A iluminação correta torna não só os produtos mais atraentes, mas todo o ambiente, fazendo com que os consumidores se sintam mais a vontade e incentivados a comprar.
Um caso que se tornou famoso na internet uns anos atrás foi a polêmica sobre um vestido onde alguns diziam ser branco e dourado e outros diziam ser azul e preto.
Houve muita discussão sobre o tema nas redes sociais e em vários meios de comunicação. E a explicação para esse fenômeno, na verdade é bem simples e ocorre todos os dias talvez sem que percebamos. Muito provavelmente essa divergência na percepção das cores do vestido se deve à iluminação. Nosso cérebro tem como padrão a reprodução das cores baseado na luz solar (IRC 100), e quando uma luz tem baixo IRC, ele vai se esforçar em tentar interpretar a cor baseado no padrão pré-estabelecido pela natureza. Porém isso se torna uma tarefa bem difícil, já que temos muitas variações de IRC, e cada cérebro, ou seja, cada pessoa terá uma interpretação diferente de cada cor.
Por isso, se Você é lojista, e não quer confundir seus clientes, sempre opte por lâmpadas com IRC mais alto possível. E para te ajudar dessa tarefa, selecionamos as melhores opções abaixo:
Lâmpada PAR20 – Led Bulbo A60 – IRC80