Como escolher lâmpadas de baixo consumo energético e alta eficiência luminosa

Porque é importante saber a Eficiência Luminosa da lâmpada.

A necessidade de trocarmos as fontes de energia não renováveis têm sido alvo de discussões no mundo todo devido ao impacto negativo que ela tem sobre o nosso planeta. Infelizmente, adotarmos políticas públicas para que utilizemos somente fontes de energia limpa está longe de ser uma realidade; principalmente em nosso país. Por isso é natural que procuremos maneiras de economizarmos energia, não só por uma questão ambiental, mas também financeira. E saber a eficiência luminosa da sua lâmpada te ajudará nessa tarefa.

Uma lâmpada pode sim emitir bastante luz, gastando pouca energia. É essa a relação que precisamos entender, o que chamamos de rendimento luminoso, ou a eficiência luminosa. A eficiência luminosa avalia a eficácia que a lâmpada converte a potência ou energia (watts) em luz (lúmens).

Isso nos mostra quantos lúmens a lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. Esses valores, para serem ideais, devem ser inversos, ou seja, quanto maior o fluxo luminoso, menor deve ser o consumo. Normalmente a eficiência vem descrita na embalagem, porém podemos encontrá-la por dividir o lúmen (fluxo luminoso) pelo watts, quanto maior o resultado, maior a eficiência.

Incandescentes, Fluorescentes e LED.

A tecnologia utilizada nas lâmpadas é o fator de maior influência quando se trata da eficiência. Vamos conhecer as principais.

blur-bright-bulbs-131023clear electric bulb

As Lâmpadas Incandescentes utilizam um filamento com alto ponto de fusão que transformam a energia elétrica em energia luminosa e energia térmica. Por isso, quando pensamos em eficiência, ela sai perdendo, já que parte da energia que ela consome se transforma em calor, deixando assim de utilizar toda a energia para a energia luminosa. Por isso dizemos que sua eficiência luminosa é baixa, ou seja, ela consome muita energia e produz pouca luz. Uma Lâmpada Incandescente de 60w tem uma eficiência luminosa por volta de 16lm/w

white cfl bulbwhite spiral light bulb

As lâmpadas fluorescentes possuem maior eficiência que as incandescentes, pois emitem mais energia eletromagnética em forma de luz do que de calor. Porém, elas ainda assim usam parte dessa energia para produzir um pouco calor, além de alimentar o reator. Uma lâmpada fluorescente de 15w possui normalmente uma eficiência luminosa por volta de 55lm/w

lampada_bulbo8083118789530593948.jpgselo_inmetro_12w-11961200973529584820.jpg

Já nas lâmpadas de led não há produção de calor, assim toda a energia que consome é utilizada na produção de energia luminosa. Por isso são mais sustentáveis e extremamente econômicas, esse fato tem tornado a lâmpada Led a mais utilizada nos últimos anos. Além da questão da economia, as lâmpadas de Led não emitem raios UV que podem a longo prazo causar danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e outros.

Uma lâmpada de led de 12w possui eficiência luminosa por volta de 85lm/w.

Assim, a iluminação em LED sem dúvida, é a solução perfeita devido aos seus inúmeros benefícios, incluindo eficiência energética, durabilidade e sustentabilidade. Ela possui uma grande variedade de equipamentos e estilos, que nos permite utilizá-la em várias aplicações, seja interna, externa e até subaquática.

E como o nosso objetivo é te ensinar a escolher os melhores produtos de acordo com a sua necessidade, vamos te dar mais uma mãozinha e te mostrar uma seleção especial de opções em LED. É só clicar aqui e escolher o que se adequa melhor ao seu projeto.

Um comentário em “Como escolher lâmpadas de baixo consumo energético e alta eficiência luminosa

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.