Noções básicas sobre Iluminação Externa.

casa_moderna

Uma boa iluminação externa é facilmente identificada por 3 fatores principais. Quando o sol se põe a casa parece mais acolhedora, não conseguimos ver sombras escuras e as entradas principais e caminhos se tornam facilmente identificáveis. Para atingirmos esse objetivo, precisamos considerar alguns fatores e seguir alguns passos simples, e é isso o que vamos aprender hoje.

Segurança

Com certeza, o primeiro fator a considerar quando se trata de iluminação externa é a segurança. Devemos verificar se as entradas e caminhos estão bem iluminadas e livres de sombra para evitar quedas durante a noite. Isso inclui a entrada da frente, caminhos de jardim e portas laterais. Não devemos esquecer das escadas, pois elas são a principal causa de lesão.

51795534 - modern stylish house with lighted outside stairs

Falando nelas, existem muitas maneiras de ilumina-las. Se a sua escada não conta com nenhuma parede de apoio, você pode utilizar postes, ou espetos, por exemplo. Mas se sua escada está próximo a uma parede, as arandelas são opções simples e charmosas, inclusive para iluminar corredores, que são áreas que necessitam de uma boa iluminação.
Mas independente do tipo de escada, existe uma solução em iluminação para ela. O importante é garantir que ao chegar, ou sair de casa à noite, você terá conforto para andar tranquilamente, sem o risco de se acidentar.

img_2571304621179718

Ainda no quesito segurança, a iluminação externa também serve para dificultar, ou desestimular a presença de pessoas mal intencionadas.

Geralmente, ligamos a luz da varanda ou a luz da frente ao anoitecer e a deixamos ligadas até a hora de dormir, porque uma luz acesa indica que a casa está constantemente em uso e que alguém está presente. Mas uma abordagem mais inteligente, seria adicionar sensores de presença em áreas estratégicas, para que as luzes se acendam quando alguém entrar em sua propriedade.

Existem vários modelos, inclusive utilizando energia solar para aquelas áreas onde não há fiação elétrica. Em nosso site temos uma luminária que acumula energia solar durante o dia, e quando escurece, o sensor noturno a liga automaticamente. Porém quando alguém se aproxima, o sensor de movimento acende em sua potência máxima. É a iluminação inteligente, fazendo o trabalho por nós.

HM 34447-06HM 34454-05

FTS0MP-01LESP4000-01RFG2FC-01

Outra opção é usar temporizadores para ligar e desligar luzes externas em um horário. Apenas lembre-se de que usar um cronômetro definido para um cronograma diário que demarca quando você está em casa ou não, pode não ser a melhor maneira de proteger sua casa. Criminosos inteligentes observam um lar antes de decidirem se devem ou não agir, e podem assim conhecer nossa rotina. Então uma dica é definir um horário irregular ou até mesmo pular noites ocasionalmente.

Quintal e Jardim

A iluminação externa precisa trabalhar em conjunto com o projeto de paisagismo, valorizando ainda mais a beleza de plantas e ornamentos. Por isso é sempre importante conversar sobre isso com seu paisagista no momento do projeto.

dollarphotoclub_65589364_slider_lgilluminated yard gardenjardim iluminado

Consumo de Energia

Com certeza você adorou a ideia de aumentar a segurança e a beleza das suas áreas externas por meio da iluminação, mas certamente já pensou na conta de energia. Mas não se preocupe, a iluminação externa de hoje pode ser incrivelmente eficiente em termos de energia se você investir em lâmpadas ou luminárias LED. A economia de atualizar sua iluminação, não só externa, para LED é enorme. Assim você pode se beneficiar desses recursos de iluminação incrível economizando muito no fim do mês.

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.