Sustentabilidade e Resgate ao Processo Artesanal na Arquitetura e Decoração.

Nesse post vamos analisar como a questão sustentabilidade tem afetado as práticas da construção civil, arquitetura e a decoração.

Veremos algumas das medidas práticas que diferentes setores tem tomado para produzir de maneira mais consciente e pensando no lado social que envolve a mão de obra, e a preservação de profissões tradicionais.

A utilização de práticas mais sustentáveis tem se tornado um tema cada vez mais debatido, e podemos observar essa tendência principalmente na indústria da construção civil que movimenta cerca de 6,2% do PIB do Brasil.

Produção acelerada versus Processo artesanal

Impacto das Indústrias no Meio Ambiente.

Na era em que os robôs estão chegando cada vez em maior número nas linhas de produção, implementar processos manuais, e causar menor impacto ambiental  e social não é uma tarefa fácil; porém possível.

Por isso a indústria vem de maneira criativa, incorporando  a beleza e identidade do processo artesanal à tecnologia e qualidade que o processo industrial oferece. E também investido em adequações para impactar menos ao meio-ambiente.

Estações próprias de efluentes para tratamento e reutilização de água, matrizes de energia sustentável entre outras ações viabilizam produções mais sustentáveis e econômicas.

Muitas Indústrias também se esforçam para incorporar ao menos um processo artesanal na sua linha de produção. Por exemplo, em uma grande indústria nacional de calçados,  700 dos 1,6 mil funcionários ocupam funções manuais, principalmente na área do acabamento. Algo raro num cenário onde a profissão de sapateiro está praticamente extinta.

Na arquitetura e decoração, a sustentabilidade tem sido um assunto cada vez mais abordado em fóruns, feiras realizadas exclusivamente para esse tema, palestras e também nas universidades. Novos processos construtivos sustentáveis que geram menos resíduos e materiais ecologicamente corretos vem sendo implementados de maneira crescente na Construção Civil.

A Construção Seca, ou Light Steel Frame (LSF) é um grande exemplo disso. O processo que consiste na substituição da alvenaria por perfis metálicos, placas de OSB, gesso acartonado (drywall) e isolamento termoacústico existe há mais de 100 anos, mas só chegou no Brasil  nos anos 90 e tem tido crescimento exponencial e proporcionalmente maior que o próprio setor de Construção Civil. Isso porque além da rápida e ecológica, ela garante fidelidade no orçamento da obra.

As construtoras desse segmento vem investindo cada vez mais na formação de mão de obra especializada. Oferecem cursos tanto para jovens que desejam uma nova profissão e também para atualização dos que já atuam na área porém sem formação profissional.

blur-builders-building-159306.jpg
14581584_626056907556456_1631074956895967687_n

Na decoração, não é nada raro nos projetos de design de interiores o incentivo a compra de objetos de maneira mais consciente, utilizando materiais reutilizados, ou garimpados em brechós e antiquários. Essa atitude visa causar o mínimo de impacto possível ao meio ambiente, e resulta em ambientes únicos e cheios de estilo e personalidade.

A tendência da sustentabilidade  incentiva cada vez mais a volta às raízes culturais utilizando mão de obra artesanal, materiais naturais e regionais, mas sem abrir mão da  tecnologia de ponta. O objetivo é a valorização e resgate da identidade cultural e da memória cultural local de profissões relacionadas a costura, bordado, tapeçaria, cerâmica entre muitos outros.

art-artisan-artist-2166456can-carpentry-container-1037773furniture-handmade-man-279645

O papel da Iluminação

Na área da iluminação, não é difícil falarmos de produtos ecologicamente corretos e econômicos. As lâmpadas de LED já costumam vir especificadas nos projetos luminotécnicos, e oferecem conforto, economia e durabilidade. A indústria tem avançado cada vez mais e hoje em dia já temos muitos modelos de lâmpadas de LED e muitas luminárias que já vem com o LED integrado. Elas decoram de maneira simples, ajudam o nosso bolso e o nosso planeta! Inclusive já falamos sobre como escolher lâmpadas com baixo consume energético nesse post aqui.

blog lâmpadas
Tecnologia LED link dos produtos abaixo:

1- Balizador Arandela Mini Star

2- Lâmpada Filamento de LED

3- Fita de LED SMD

4- Balizador de embutir LED para balizamento assimétrico

Combinando duas tendências sustentáveis estão as luminárias solares com LED. Com arandelas e postes alimentados pela energia do sol você pode iluminar de maneia prática e segura jardins, varandas e corredores e ainda garantir o selo eco friendly.

HM 34454-05HM 34447-06HM 36632-04

 

1- Poste Jardim Energia Solar LED redondo

2 –Jardim Energia Solar LED

3-Arandela Energia Solar

Design, Iluminação e Processo artesanal

E não há como falar da união de decoração, design, tecnologia e processo artesanal,  sem falar da Accord Iluminação.

A marcenaria é uma tradição de família na Accord. Quando migraram dos planejados para o mercado de Luminárias Decorativas,  resolveram colocara designers de estúdios renomados em contato com seus artesãos experientes. E o resultado desse trabalho lado a lado foi sucesso total!

Coluna Curva 363-03

Coluna Curva Stecche di Legno produzida com lâmina de madeira natural e cúpula em Linho.

As peças com formas simples e orgânicas, valorizam de maneira singela toda a beleza da madeira natural, honrando assim o seu uso. As luminárias tem estética e tecnologia ímpares e unem luz à sofisticação. Contemporâneas, combinam com todos os ambientes e objetos da sua casa.

1243-ambAccord KS 1216Pendente Cilindrico 231-amb

1- Pendente Versátil

2- Pendente KS Orgânico

2-Pendente Cilíndrico 

Outra luminária que também utiliza um processo manual muito especial, que fornece identidade única a cada peça é o Pendente de Vidro Elisabeth Rigato.

Cada cúpula de vidro é produzida individualmente pela técnica de sopro e dessa maneira cada uma possui características exclusivas, ou seja, nenhuma peça será jamais igual a outra.

Pendente Elisabeth-11Pendente Elisabeth-06

Iluminação com itens reciclados – Simone Oliveira

Quando se fala em sustentabilidade, não podemos esquecer do setor de iluminação. A artista Simone Oliveira, transforma materiais recicláveis, como papel, sisal e metal, para fazer lustre e luminárias. Seus resultados são explendidos e originais, pois nenhuma peça é igual a outra.
A design, está no mercado desde o inicio dos anos 2000, trazendo sua arte de forma muito criativa, inovadora e inconfundível. sempre utilizando materias-primas vindo da reciclagem.
Sua arte é feita de luminosidades, com sutis combinações, trazendo aos espaços equilíbrio, beleza e a agradável sensação de aconchego.
Ela usa como principal matéria prima o filtro de coador de café. A textura dele é recriada, por meio de técnicas pioneiras de reciclagem inventadas pela artista, combinações criativas e inusitadas de estruturas ferro com trançados de fibras naturais de rami.
Claro que os resultados só poderiam ser lindos!Essas formas são arrojadas e originais, que ganham leveza e requinte através dos tons crus e naturais da terra. Transpassados pela luz, renascem ainda mais belos, projetam formas, irradiam sensações, transformando-se em objetos de puro desejo.

 

 

Encarando os fatos

A Revolução Industrial foi resultado do crescimento demográfico, da expansão do comércio internacional, entre outros fatores, e principalmente pelo inevitável progresso técnico e científico.

Todos esses fatores se multiplicaram, e hoje em dia e é inegável que não viveríamos sem tantos processos industriais. Porém, igualmente inegável é a necessidade de pouparmos recursos e cuidarmos do Planeta que nos abriga. Anos e anos de Industrialização com pouco ou nenhum cuidado com a natureza nos tem cobrado o preço em forma de Aquecimento Global, poluição e escassez dos recursos naturais. Sem falar da perda da cultura popular e o falecimento de profissões como marcenaria, vidraçaria, sapataria, costura entre outras.

Por isso iniciativas como as citadas nesse post devem se tornar públicas e aplaudidas, porque essa mentalidade, mesmo que esteja entre poucos na indústria, criam uma nova cultura que, assim esperamos, será herdada pelas gerações futuras!

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.