Vintage e Retrô na Iluminação e Decoração.

 

As últimas tendências de design com certeza fizeram você mudar o seu ponto de vista sobre as lâmpadas e a iluminação em geral. E se você veio parar aqui nesse post é porque está interessado em utilizar todo o poder decorativo desse ícone de inspiração e criatividade.

Não raro utilizamos o desenho de uma lâmpada para representar uma “ideia brilhante”, não é verdade? No entanto, as próprias lâmpadas em si, pasmem, não tiveram uma reformulação estética criativa por mais de 100 anos!

Senta que lá vem a História

O primeiro modelo comercializável foi desenvolvido por Thomas Edison em 1879. Mas foi Humphry Davy que havia iniciado o desenvolvimento da lâmpada incandescente com filamento de carbono em 1809. Assim, somente em 1938, a descoberta de Nikola Tesla, a lâmpada fluorescente, entrou no mercado.

Com o passar dos anos, surgiram outras tecnologias, como neon, halógenas, vapor entre outras. Mas nos referindo a iluminação residencial e comercial, não tivemos mudanças significativas até 1999. Foi nesse ano que chegaram definitivamente ao mercado as lâmpadas de LED, apesar de terem sido descobertas muito antes, em 1961 por Robert Biard e Gary Pittman.

Diferença entre Vintage e Retrô

Atualmente, temos um movimento forte dentro da moda e design em direção aos estilos vintage e retrô, que são conceitos diferentes, apesar de serem comumente usados como sinônimos.

Basicamente no estilo Vintage utiliza-se peças originais normalmente encontradas em antiquários e brechós. Já no Retrô, as peças são releituras de itens vintages e trazem as características marcantes das épocas antigas como inspiração para fabricação de novos objetos de decoração. Simples assim!

Vemos hoje um certo frenesi pelo antigo, na moda, nas embalagens dos alimentos e na decoração. Isso faz com que essas tendências se perpetuem não só entre aqueles que efetivamente viveram nesse passado, mas principalmente entre os da nova geração.

Na Iluminação

Na área da iluminação, temos muito exemplos desses estilos. No retrô temos as luminárias que deixam as lâmpadas aparentes, bem como era antigamente. Nesses casos as lâmpadas possuem um papel estético importantíssimo.

blog3

Na mesma velocidade em que as tendências vintage e retrô caminham, caminham também as tendências sustentáveis e ecológicas. Isso significa que o design ideal alinha estética, funcionalidade e sustentabilidade. Por isso hoje, as lâmpadas decorativas, bem como as próprias luminárias, suprem todas essas necessidades, como as lâmpadas de filamento de led.

A luminária Sputnik, é o exemplo perfeito do uso das lâmpadas como a grande estrela.

O design inspirado no primeiro satélite lançado pela União Soviética em 1957, nunca foi tão moderno e atual. Sucesso entre os designs desde os anos 60; que juntamente com a década de 50 são as mais utilizadas como referência; essa luminária ainda ocupa papel de destaque nas feiras e mostras de design e arquitetura.

Nos modelos Sputnik e Aranha, vemos as lâmpadas bem aparentes, e esse é o charme dela. Bem por isso você pode brincar com as diferentes lâmpadas e suas formas, como vemos abaixo:

blog1

Outro modelo de luminária onde as lâmpadas decorativas são essenciais, e super utilizado também em decorações de festas, é o Pendente soquete. Com uma pegada mais retrô inspirada nas décadas de 70 e 80, ele é puro charme! Seu custo super acessível permite o abuso de quantidades e variedades sem pesar a mão nem o bolso!

cord

Esse modelo artesanal é produzido com madeira de reflorestamento e alinha tudo aquilo que falamos anteriormente, como a tendência retrô e a sustentabilidade.

blog1

Mas se o seu projeto tem um tom industrial, o Pendente Soquete Concreto vai se encaixar, e valorizar ainda mais seu ambiente.

blog2

 

Essas tendências já estão por aqui já a há algum tempo, e tudo indica, pelos lançamentos das indústrias que ela veio para ficar. Existem no mercado milhares de cores, materiais e estilos variados. Clique aqui para conhecer algumas dessas opções.

Dentro da linha artesanal que tem tudo a ver com o retrô e vintage, estão as luminárias externas de latão que remetem as antigas luminárias a óleo. Clique no link para conferir!

 

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.