Economia de energia no Verão

A estação mais quente e chuvosa do ano chegou com tudo, e com ela chegam também as festas de final de ano e as viagens de férias. São momentos deliciosos, mas se não tomarmos certas precauções, eles podem se transformar em uma bela dor de cabeça por conta do consumo de energia excessivo.

Um detalhe muito importante para essa época do ano é lembrar de desconectar as tomadas quando começar uma tempestade. Essa atitude evitará que as quedas de energia queimem os seus aparelhos eletrônicos. O Brasil é um dos países com maior índice de chuvas com raios no mundo, então todo cuidado é pouco.

E não precisa entrar em desespero, porque nós separamos algumas dicas pra lá de úteis para te ajudar a economizar energia sem enlouquecer. São coisas simples, mas que farão total diferença na sua conta.

Canva - Três postos de eletricidade de metal preto durante a hora de ouro

Dicas para economizar

Há inúmeras formas para você diminuir o valor da sua conta de energia, a maioria delas são hábitos diários bem simples. Só não vale se auto boicotar! 

Dá só uma olhada nas dicas que separamos para você:

  • Ventiladores de teto e lâmpadas: se não tem ninguém no cômodo, não há necessidade de mantê-los ligados;
  • Luz Natural: para quem fica em casa durante o dia, o truque é abrir as janelas e deixar o sol entrar! Além de clarear o ambiente, evita a proliferação de fungos que amam ambientes úmidos e fechados, e eles podem  fazer muito mal para sua saúde;
  • Chuveiro: Não esqueça de trocar o seu chuveiro para a estação “Verão”. Se você for daquelas pessoas que sentem muito calor, tente tomar banho no “Desligado”, a água gelada refresca, faz bem para a saúde e para sua pele;
  • Geladeira: evite abri-la toda hora. Além de não manter os produtos refrigerados adequadamente, essa atitude faz dela uma “comedora de energia”;
  • Micro-ondas: ao invés de descongelar os alimentos nesse aparelho, retire com antecedência o que deseja descongelar, deixando-o na parte inferior do refrigerador. Assim, o alimento descongela gradualmente, o que impede a proliferação de bactérias;
  • Ferro de passar: Acumule uma boa quantidade de peças para serem passadas de uma vez. Ligar o Ferro de Passar toda hora também faz aumentar o consumo de energia;
  • Máquina de Lavar: Essa dica é parecida com a do Ferro elétrico. Evite ligar a sua lavadora para bater poucas roupas, lavar maiores quantidades de uma só vez economiza água e energia!

Se você pensa que esquecemos do Ar-Condicionado, está muito enganado. Ele é o queridinho nos dias e noites quentes, mas é um super vilão de consumo. Por isso existe um subtítulo exclusivo. Continue na sua leitura!

Verão pede ar-condicionado

A frase acima resume bem esse trecho do nosso texto. Afinal, o calor brasileiro é algo bem intenso. Esse aparelho aumenta sim o valor da sua conta, não vamos mentir, mas pode ser usado da forma correta e sem exageros, evitando o desperdício de energia.

Dá só uma olhadas nas dicas para ele gastar menos:

  • Essa vale na hora do projeto! Evite ambientes como quartos e escritórios, onde normalmente utilizamos mais o ar condicionado, na face sol do seu imóvel;
  • Quando ligar o ar, deixe todas as entradas bem fechadas;
  • Sempre instale-o nos pontos altos do cômodo;
  • O tamanho de cada ambiente precisa ser levado em consideração, pois precisam de potências diferentes;
  • Mantenha-o sempre limpo e higienizado
  • Na hora da compra, sempre olhe a etiqueta de economia de energia, e dê preferência para os com selo A;
  • Quanto mais baixa a temperatura, mais ele consome energia. O ideal é manter nos 24ºC;
  • Ative a função “sleep”, para regular a temperatura ideal durante o período de uso.

Ventiladores de teto potentes e econômicos

Os ventiladores de teto, são ótimas opções para refrescar os ambientes da sua casa, tanto nas áreas internas como externas. Sem contar que eles são lindos, o que os tornam peças essenciais para a decoração da sua casa. 

Os ventiladores de teto possuem também vantagens incríveis, que ajudarão você se refrescar nesse Verão. Dá só uma conferida em algumas que separamos:

  • Circulação de ar: quando entrar em um ambiente que está muito abafado, abra as janelas e ligue o ventilador de teto no modo exaustor. Dessa forma aparelho joga o ar quente (que está em cima) para as saídas do cômodo;
  • Combate aos insetos: um dos maiores incômodos dessa estação, é o aumento de insetos. O ventilador de teto, ajuda afastá-los;
  • Aliado ao ar-condicionado: se você gosta do fresquinho do ar-condicionado, mas não quer gastar muita energia, temos uma ótima solução pra você. Ligue o aparelho por mais ou menos uma hora, depois é só desligar e ligar seu ventilador de teto, ele manterá o quarto arejado a noite toda.

50029-06

Festas de final de ano e viagens de férias

Hora de receber a família e os amigos em casa

As festas de final de ano são sempre deliciosas, casa cheia de amigos e familiares, a alegria toma conta da casa, não é mesmo? 

Para recebê-los da melhor forma possível é preciso se planejar um pouco antes, e pensar em todos os detalhes, para que seu orçamento depois não exceda muito, e o consumo de energia também está nesse pacote. 

Algumas boas dicas para que sua conta não aumente muito é sempre deixar as refeições e aperitivos prontos, desta forma evita-se a abertura desnecessária da geladeira. Outro detalhe é evitar o uso de vários eletrodomésticos ao mesmo tempo, pois isso pode sobrecarregar a parte elétrica da sua casa.

Depois de seguir todas as dicas dadas nesse texto, é hora de aproveitar e passar os melhores dias do ano com quem você ama!

Design sem nome

Viagem e economia de energia combinam também

Para quem adora viajar essa é uma das melhores épocas do ano para pegar aquela praia deliciosa, boa para descansar e começar o ano com o pé direito. 

Mas, antes de pegar a estrada, não esqueça de certificar se está tudo ok em sua casa. Para isso, o blog da Porto Seguro – Seguros, fez um texto com várias coisas que você deve fazer antes de ir viajar, inclusive economizar energia!

Starlumen

Gostou das nossas sugestões para poupar energia nesse verão? Se você tem mais algum segredinho para sua conta não vir tão alta, conta aí pra gente nos comentários!

Não deixe de conhecer nossa loja online, temos as mais variadas opções para toda a parte de iluminação da sua casa. Acesse: https://www.starlumen.com.br/

 

2 comentários em “Economia de energia no Verão

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.