O Guia Definitivo : Mitos e Verdades sobre o LED.

Que o LED invadiu nossa vida ninguém pode negar, seja dentro de casa ou fora de casa. Existem vários modelos de luminárias que levam o LED e elas estão cada vez mais acessíveis e sustentáveis. E claro que em nossa loja online, você encontra uma infinidade de modelos que levam o LED como peça central.

Quando se fala nessas lâmpadas muitas dúvidas ainda surgem. E muitas são sim verdade, mas muitas outras são mitos. Para desvendar alguns desses segredos, o texto desta vez focará sobre esse tema.

7 Mitos e Verdades sobre o LED

Chegou a hora de esclarecer as principais dúvidas sobre as lâmpadas de LED. Será que elas são a melhor opção para a sua necessidade? Já te adiantamos que sim! 

Mas continue a ler para entender o porque e conferir o que é mito ou verdade.

1. Lâmpada LED não esquenta.

MITO

Ela emite um pouco de calor sim, porém essa  temperatura não é repassada para o ambiente. Isso acontece graças aos dissipadores que tem a capacidade de remover a emissão  de calor na hora que é feita a conversão da eletricidade.  Por conta disso a vida útil dessas lâmpadas aumenta, chegando atingir de 20 a 50 mil horas de uso, dependendo da forma como é usada, e da qualidade do LED. 

2. O LED pode ser dimerizado.

VERDADE

Primeiramente vamos explicar o que é dimerizar! Isso nada mais é que regular a quantidade de luz emitida por uma lâmpada. Mas para isso é preciso um interruptor especial que é chamado de dimmer. Hoje no mercado, já são encontrados vários modelos de lâmpadas LED dimerizáveis, inclusive se você for em nosso site você vai encontrar uma variedade enorme delas.

3. Luminárias LED não iluminam grandes áreas.

MITO

Elas são altamente eficientes e iluminam grandes espaços sim! Isso se dá devido a uma tecnologia chamada Power LED que possuem intensos feixes de luz. Para ampliar o alcance dessas luzes é preciso usar refletores ou luminárias . O LED é o modelo mais econômico e eficiente disponível no mercado hoje, se tornando o mais usado em espaços como ginásios esportivos, igrejas e estacionamento, entre outros.

4. As lâmpadas de LED não queimam.

MITO

Essa lâmpada diminui a intensidade até não acender mais, ou seja, é diferente das incandescentes que param de uma vez. Isso é muito bom, principalmente para os esquecidos de plantão, porque você tem um tempo extra para comprar outra para repor em sua casa. A vida útil das lâmpadas de LED é muito longa, em média são de 25 mil horas, mas já existem  modelos que chegam até o dobro de tempo, 50 mil horas. Esse tempo é muito maior que as lâmpadas tradicionais! Elas só queimam de uma vez se por algum motivo estiver sofrendo superaquecimento ou forem instaladas em uma rede com tensão elétrica incorreta.

5. O LED atrai mosquitos.

VERDADE

Infelizmente isso é verdade. Essas lâmpadas, como qualquer outra, atraem os insetos. Isso porque as cores da luz de LED, como o branco, o azul e o amarelo, que são confortáveis aos olhos humanos, também são para os  insetos. Mas, o LED tem mais um detalhe que ajuda a atraí-los, elas não esquentam o ambiente, ou seja não tem emissão de raios ultravioletas. Mas pensando por outro lado, isso é bom, e também desmistifica a história que o LED queima a pele de quem trabalha exposto a ela.

5

6. Lâmpadas de LED podem ser descartadas em lixo comum.

VERDADE

Sim, essas lâmpadas podem ser descartadas normalmente no lixo da sua casa, ou serem levadas para reciclagem, já que 98% dos materiais utilizados em sua composição são recicláveis. Você pode fazer isso porque elas não tem nenhum metal pesado em sua composição. As lâmpadas que precisam de descarte especial são as fluorescentes, pois essas possuem  mercúrio. Então, além de você estar usando lâmpadas econômicas, você está contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

7. Lâmpadas de Led causam cegueira.

MITO

O LED só vai prejudicar sua visão se for usado de maneira errada e muito perto dos olhos. Para que chegue ao ponto de perder a visão, o olho deve estar diretamente exposto a uma luz de no mínimo 100 w, durante 12 horas a uma distância de 10 cm. E, vamos combinar que ninguém conseguiria fazer isso! Aliás, essa cegueira também aconteceria com qualquer outra luz, inclusive a solar.

Mais benefícios

Depois de ver todos esses mitos e verdades, agora vamos te mostrar mais algumas vantagens das lâmpadas de LED, para te convencer de vez que elas são sim a melhor opção para sua casa ou seu negócio.

Hoje é inquestionável que a procura pela iluminação de LED vem crescendo no Brasil cada vez mais. Nas iluminações públicas, industriais, comerciais e principalmente nas residências, optar pela tecnologia LED pode reduzir quase a zero o tempo com manutenção, elevar muito a qualidade da iluminação do seu ambiente, além de garantir uma redução significativa da conta no final do mês. 

Outra dica é chamar um arquiteto para que juntos façam um projeto luminotécnico caprichado para sua casa ou empresa. Esse especialista vai te ajudar comprar os itens certos de LED e definir corretamente a posição das luminárias e outros acessórios. Se fizer um bom planejamento, você pode, além de melhorar a iluminação dos seus ambientes, economizar até 75% no valor da sua conta de energia.

Depois de tantas informações, temos certeza que você concorda com a gente que o LED sem dúvidas é sim a melhor opção! No nosso site temos novidades toda semana. Não deixe de conferir!

ar

Sobre a Starlumen

Nós da Starlumen adoramos levar aos nossos clientes informações sobre o mundo da iluminação e principalmente, mostrar todas as novidades do mercado. A iluminação LED é cheia de curiosidades e benefícios, por isso fazemos questão de informar,  para que nossos clientes tenham certeza da qualidade do produto que está levando para sua casa!

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.