Tendências de Decoração e Iluminação para 2022

Todos amamos conhecer tendências, certo? Isso porque gostamos de estar por dentro das novidades e deixar tudo na moda. Então neste post, vamos falar sobre as principais tendências para decoração e iluminação que estão rolando em 2022. Leia até o final e fique antenado!

 

1. Mistura de tendências

 

Foi-se o tempo em que escolhíamos apenas um estilo para a casa: clássico, industrial, nórdico, minimalista, ou boho…Agora a ordem do dia é misturar todos eles! Por isso está se tornando cada vez mais comum ver, por exemplo, iluminação com trilhos dentro da estética minimalista, ou um sofá capitonê (super clássico) com decoração macramê e capim dos pampas, típico da décor boho…surgiu até uma tendência diferentona chamada Japandi! Já ouviu falar? Ela mescla elementos da filosofia japonesa wabi-sabi com a delicadeza do estilo hygge, de origem escandinavo. 

Mas o que significam estes conceitos? O wabi-sabi consiste em ver a beleza do que é imperfeito e a vertente hygge acredita em uma decoração que valorize o acolhimento e o bem-estar do morador. Então, o que você vai encontrar é uma decoração com sofás baixos e convidativos, alguns com estrutura de madeira aparente, objetos decorativos em formato de leque, biombos e luminárias que imitam os balões chineses. Tudo isso, nas suaves cores nórdicas, como branco, creme, azul, rosas claros e de matéria-prima natural, como cerâmica, fibras naturais, junco, sisal e muita madeira!

Quer conferir? Veja alguns exemplos do Japandi e de outras misturas super legais:

 

O Japandi mistura o design oriental com as cores suaves do estilo escandinavo.
Na foto, o estilo retrô dos móveis se rende ao capim dos pampas, decoração tipicamente boho.

Mistura do estilo industrial com pegada rústica também está super em alta.
Quarto moderno com elementos rústicos é super tendência.

 

2. Naturalismo

 

Embora muitos tenham voltado a trabalhar de forma presencial, no geral, a pandemia nos trouxe mais para casa e nos fez sentir a necessidade de trazer elementos da  natureza para dentro dela. As plantas, folhagens e flores, naturais ou artificiais e até papéis de parede que imitam a natureza são super bem vindos. Além disso, objetos feitos de madeira, cimento, cerâmica, pedras e tecidos naturais entram com tudo nesta tendência e deixam os ambientes mais frescos e relaxantes. E tudo o que precisamos neste momento é relaxar e se conectar com a natureza, não é mesmo?

 

Quanto à paleta de cores, elas contêm uma base clara, como branco, cinza e creme e incluem outras que remetem à natureza, como verde, marrom, caramelo e vinho. Mas nada te impede de dar uma “pincelada” com outras cores que goste, desde que mantenha estes tons “fortes” em um ou outro objeto decorativo. 

Olha os exemplos abaixo para você se inspirar:

Mesmo em espaços pequenos, é possível ter um cantinho para as plantas.
Até o quarto fica mais fresco e arejado quando decorado com plantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plantinhas por todos os lados dão vida ao lar.

 

Conhecendo as espécies que gostam, até no banheiro elas ficam ótimas.

3. Um espaço, várias funções

 

Os imóveis modernos ficaram menores, seja por opção (para uma vida mais prática) ou porque o preço para se construir um imóvel subiu demais, então foi (e ainda é) preciso encolher medidas, o que acaba dando mais funções a um espaço.

Sala de estar e de jantar estão mais unidas do que nunca, cozinha e lavanderia são quase um ambiente só e quarto com bancada de trabalho, são só alguns exemplos de como os espaços estão ficando mais integrados. Em alguns países é comum até que a “lavanderia” (ou máquina lava-e-seca) fique dentro do banheiro, acredita? Isso pela praticidade e falta de sol nestes lugares.

Isso aconteceu porque nos últimos anos, percebeu-se que as paredes podiam ser eliminadas e ainda existir certa delimitação entre estes espaços. Por isso, elas foram substituídas por bancadas, que ainda servem de mesa para pequenas refeições ou tapetes, que, naturalmente, separam o que está dentro ou fora dele.

A vantagem destes ambientes integrados é que tudo o que precisamos está a alguns passos de distância. Mas, cuidado, a desvantagem também. Isso porque ficamos a alguns passos da desorganização. Então você pode optar por móveis multifuncionais para facilitar sua vida e manter tudo no devido lugar!  Vamos às inspirações de ambientes integrados?

Quarto com bancada permitem trabalho e descanso no mesmo ambiente.
Sala de estar e de jantar já são uma realidade na maioria dos apartamentos, lofts e estúdios modernos.

 

 

 

 

 

 

Cozinha e lavanderia dividem o espaço e são tendência, inclusive em casas.
Em certos países, a “lavanderia” se integra ao banheiro.

4. Iluminação Clean

 

E agora chegamos na parte que mais amamos e entendemos: a iluminação. Temos visto um aumento de luminárias, arandelas e plafons com um design mais delicado e “limpo”. Formas orgânicas, geométricas e cores claras como branco, ouro fosco, âmbar e champagne são tons que chegaram para ficar e dão uma cara mais sofisticada e leve ao ambiente. 

Além disso, o LED integrado está se tornando comum, seja pela praticidade ou porque as pessoas estão percebendo a necessidade de mudar sua fonte de iluminação por energia renovável, durável e melhor aproveitada. Por isso, já existem muitas opções de lustres e pendentes que possuem o LED integrado, assim você não precisa correr atrás de lâmpadas para a iluminação. E falando nisso, dentro desta tendência houve um aumento pela procura de fitas ou perfis de LED, que deixam a iluminação super discreta e sofisticada. Vamos às inspirações?

 

O pendente Tec está super em alta e já vem com LED integrado.
Perfis de LED no banheiro são ótima pedida para deixá-lo clean e sofisticado.

 

 

 

 

 

 

 

O design do pendente Fit15 é minimalista e super tendência.

 

As cores neutras da arandela Cuíca deixam os ambientes mais elegantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enfim, você pode ver que algumas das tendências abordadas aqui já chegaram há algum tempo, outras são relativamente novas, mas todas elas são fruto da nossa realidade. A pandemia nos “empurrou” para casa e isso nos fez olhar para ela de forma diferente. O que antes tinha que ser apenas um lugar bonito e organizado, agora precisa ser um lugar de refúgio e bem-estar!

Se você colocar em prática essas tendências aí na sua casa, vai estar muito mais do que “na moda”, vai ter uma conexão maior com a natureza, fazer sua parte em economizar energia para as próximas gerações e ter um lar prático e acolhedor para viver!

Gostou das tendências? Comente qual delas você já quer usar e mãos à obra!

 

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.