Iluminação para o quarto do bebê: o que os pais precisam sabem!

Decorar o quarto do bebê é uma das etapas mais empolgantes para os pais! E faz parte deste momento pensar na iluminação mais confortável para ele. Afinal, ela pode influenciar no descanso e na rotina do pequeno, sabia disso? E se afeta a ele, também afeta a vocês, pais e mães, que só querem o seu bem estar! 

Por isso, fizemos este post para te ajudar a dar maior conforto e melhorar o desenvolvimento cognitivo e emocional do seu filho, fazendo as adaptações necessárias na iluminação do quarto dele, conforme o seu crescimento. Vamos começar?

 

 Até 10 meses

 

O olhar voltado para o teto precisa de cuidados maiores.

Normalmente, até os primeiros 10 meses o bebê vai ficar deitado, olhando diretamente para o teto do quarto. E se faz mal para nós, adultos, olharmos diretamente para um foco de luz, imagine para os olhos sensíveis e pouco desenvolvidos dele!

 

Então, por mais fofo que seja o lustre que você escolheu, se ele for do tipo que possui luz direta, é melhor guardá-lo para outra fase. O mais sensato, nesta etapa, é usar os outros recursos que a iluminação tem a seu favor. E quais são eles? Segue uma lista de opções para você se inspirar: 

 

  • Primeiro de tudo: escolha lâmpadas com as temperaturas de cor amarelas! Este tom é mais confortável para os olhos e promove a sensação de relaxamento no corpo, o que é extremamente importante para o desenvolvimento saudável do seu bebê.
  • Plafons com luz indireta são os recomendados porque vão direcionar a luz para o teto, que vai rebater e espalha-la no ambiente sem ofuscar a visão do recém-nascido. 
  • Arandelas e luminárias de mesa podem ser usadas em espaços específicos do quarto, como perto do trocador de fraldas, por exemplo. Assim, com apenas essa iluminação, é mais fácil manter o bebê relaxado enquanto você executa essas tarefas.
  • As fitas de LED podem iluminar nichos e prateleiras de forma suave e ainda realçar a decoração.
  • Os balizadores e luzes noturnas, que são pequenos focos de luz, próprios para sinalizar a parte inferior do espaço, ajudam vocês pais, a se situar no quarto sem atrapalhar o sono do pequenino.
  • Luminárias de piso podem ficar ao lado da poltrona de leitura e amamentação, afinal a mãe vai passar muito tempo ali, inclusive de madrugada. Apenas cuidado para não focar a luz no rostinho do bebê!

 

DICA DE OURO:

Você pode instalar um dimmer nos interruptores para regular a intensidade da luz e executar tarefas no quarto enquanto mantém o bebê sonolento. Este é um recurso prático de instalar e muito útil para as diferentes etapas dele. Para saber como funciona, leia nosso post sobre dimmerização, clicando aqui.

 

Agora temos duas dicas de bem estar: não deixe o berço do bebê perto da janela! É preciso protegê-lo do vento, do sol e de um possível acidente quando ele começar a se apoiar e tentar se levantar. O ideal é que o berço tenha espaço livre ao redor, para você se mover naturalmente e sem obstáculos.

Outra dica é: não crie uma temática super colorida, achando que o baby vai gostar de se distrair com ela. O que pode acontecer é exatamente o contrário: tantas cores juntas podem estressá-lo e diminuir a qualidade do seu sono e do descanso. Na verdade, o mais seguro é optar por cores neutras e deixar os tons “vivos” para os brinquedos. 

Veja abaixo alguns itens de iluminação que você pode usar neste momento:

 

Pendente Farfalla
Pendente Perch Bird

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Balizador Gatinho
Balizador Vaquinha
Balizador Coala

 

 

 

Dos 10 meses até 2 anos:

 

Nesta fase, várias mudanças acontecem: o neném começa a se sentar sozinho, depois começa a engatinhar e em até 1 ano (normalmente) começam os primeiros passinhos. Mas, quanto à iluminação, ela não precisa de mudanças muito radicais aqui. É possível manter os mesmos itens, mas com apenas 2 pontos de atenção: nessa fase é preciso tomar cuidado com as tomadas e luminárias de piso! Pode-se colocar um protetor para as primeiras e deixar as segundas em um lugar de difícil acesso, para que o pequeno não tente se apoiar nela e acabe se machucando.

 

No quesito decoração, como os seus olhos já estão um pouquinho mais desenvolvidos, dá para acrescentar mais cores às paredes, até com alguns desenhos para que ele exercite e explore a visão. E, para dar um certo destaque a ela, você pode instalar fitas de LED ou spots que ainda vão servir para iluminar o ambiente de forma bem suave, principalmente se a criança manifesta certo medo de escuro (que começa a ser comum nesta etapa).

Também é importante que haja espaço livre no quarto para que o bebê possa praticar os passinhos e brincar. E aqui vai outra dica essencial: cuidado com as quinas de móveis, pontas de objetos e fios! Esta é a fase de pôr a mão em tudo, de tentar alcançar coisas e começar a correr!

Segue, então, mais algumas peças para você se inspirar nesta fase tão especial:

Arandela Quebec
Arandela Artemis

 

 

 

Arandela Grazinia
Pendente Betania
Arandela Akemi

De 2 a 7 anos

Nesta fase, começam outras prioridades…

 

Lembra do lustre fofo no começo do post? Bom, agora já é mais seguro usá-lo, porque o corpo do seu pequeno já está mais adaptado a ficar desperto de dia e dormir à noite. Mas caso você ainda não tenha o lustre dos sonhos, segue abaixo nossas opções:

 

Pendente Cloud
Pendente Malu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pendente Plyn
Pendente Ávila

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além do lustre, outras mudanças devem ser feitas no espaço neste momento.

Como nesta fase a criança está indo, ou se preparando para ir à escolinha ou à creche, é importante que ela tenha uma mesinha para fazer tarefas, desenhos e ler. E é aqui que entram as adaptações na iluminação: para que estes momentos possam ser prazerosos, a área da mesa pode ser iluminada com arandelas e fitas de LED, assim como nos nichos para guardar brinquedos. Também, já pode-se usar lâmpadas na cor branco frio nesses espaços, porque este tipo de iluminação vai ajudá-lo a se manter desperto e exercitar a concentração.

 

Se couber no espaço (ou em qualquer outro espaço que esteja sobrando), essa é a fase ideal para criar uma pequena área que sirva como brinquedoteca. Preencha o espaço com pufes, tapetes emborrachados, brinquedos educativos, livros, cadernos, lápis de cor e tudo mais que seja de interesse para seu filhote. Este cantinho lúdico é super importante para o desenvolvimento dele, porque estimula os sentidos, a mente e o corpo com brincadeiras e atividades saudáveis. E para manter tudo organizado depois, use caixas e gavetas organizadoras e já aproveite para ensinar seu pequeno a sempre guardar os brinquedos depois de usá-los. Segue abaixo algumas inspirações de cantinhos super legais:

Cantinho lúdico com cores claras.
Cantinho inspirado na decoração boho chic.
Brinquedoteca clara onde brinquedos exercitam a criança em sentido físico
Cantinho neutro, simples e aconchegante.
Quarto de criança pequeno, mas com espaço para cada necessidade dela.

De 8 a 12 anos

 

Um espaço para as tarefas ajuda seu filho a se concentrar melhor.

Nesta etapa, as tarefas de escola se intensificam, por isso a  mesa de estudos deve ir se adaptando ao seu desenvolvimento e a decoração também: os gostos mudam, os interesses que antes eram baseados em desenhos animados mais infantis, começam a ser voltados mais para super heróis e séries infanto-juvenis.  

O espaço que antes servia somente como uma brinquedoteca, agora pode comportar uma TV. E, com esta nova função, é necessário fazer alguns ajustes na iluminação: a claridade geral do ambiente precisa ser diminuída para criar um clima mais adequado na hora dos desenhos animados, por isso, a luz decorativa de spots e fitas de LED, que já tiveram outras funções ao longo do tempo, podem ser usadas como luz auxiliar aqui.

Outro detalhe é que, ao contrário do que muitos pensam, não é recomendado iluminar a TV, pois um foco direcionado para ela vai ofuscar a tela e impedir a visão. Mas, se houver prateleiras ao redor, estas sim podem receber um belo destaque.

Abaixo seguem mais sugestões criativas para tornar esse ambiente, que agora é multifuncional (sala de TV, de estudos e brinquedoteca), mais estimulante e divertido.

Espaço criativo para brincar, descansar e desenvolver habilidades.

 

Sala de TV

 

Quarto de criança colorido e criativo
Quarto com espaço para descanso e estudos organizados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aos 12 anos, a brinquedoteca pode ir, aos poucos, perdendo espaço para a função de estudos, como biblioteca, por exemplo, e a decoração e iluminação vão acompanhando as necessidades e gostos de cada família.

Estas fases importantes podem ser feitas de forma independente, mas, com um bom projeto luminotécnico dá para evitar surpresas e gastos desnecessários.

E é para isso que existem alguns programas de TV que se propõe a ajudar as famílias a passar por essas fases. É o caso do Decora, no canal GNT, que, junto com a arquiteta Stephanie Ribeiro, dá consultoria às famílias que precisam mudar algum ambiente de sua casa. Veja o ambiente que foi repaginado em parceria com a Starlumen clicando aqui.

 

A proposta foi transformar a sala de estar em uma brinquedoteca de verdade, tendo como base a temática do programa DPA (Detetives do Prédio Azul), do canal Gloob, que as crianças da casa tanto gostam! Na iluminação, foi usado um de nossos plafons, o Tonia, que deixou o espaço mais charmoso, concordam?

 

Bom, depois de todas essas dicas para ter um quarto, não só lindo, mas confortável para o seu filhote, é só pôr a mão na massa e transformar seu sonho em realidade!

Se tiver mais alguma dúvida, deixe um comentário para nós! Vamos amar te responder!

 

Sobre a Starlumen:

Somos apaixonados por iluminação e queremos te dar as melhores dicas, tendências e produtos para deixar sua casa do jeitinho que você sempre sonhou!

Se tiver mais alguma sugestão, conta pra gente, vamos amar recebê-la!

E não deixe de conhecer nossa loja online, temos as mais variadas opções para toda a parte de iluminação da sua casa! Acesse: www.starlumen.com.br e nos siga nas redes sociais!

 

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.