Você já conhece a Decoração Nórdica?

Nosso assunto hoje será: decoração nórdica ou escandinava. Vamos mostrar como você pode deixar essa tendência entrar na sua casa!

Esse estilo teve origem nos países do norte Europa, especialmente na Finlândia, Dinamarca, Suécia e Noruega. Os moradores destas regiões estão entre os mais felizes do mundo, como diz o último Relatório Mundial da Felicidade da ONU (Organização das Nações Unidas). A harmonia da decoração tem sim o poder de mudar o humor das pessoas. 

13.png

Para entender melhor, primeiro vamos explicar o conceito Hygge, que eles prezam muito por lá e como isso transparece na decoração da Nórdica.

Continue a leitura, vamos dar as muitas dicas para te deixar por dentro deste estilo. Claro, que Starlumen você encontrará muitas opções para deixar sua casa com uma personalidade escandinava.

Hygge – O quê?

A palavra Hygge, é uma palavra dinamarquesa, sem tradução literal, mas que faz referência a algo aconchegante e acolhedor. Sim, é isso que a população desses países tanto prezam. 

Por serem países com frio intenso, seus moradores adoram passar momentos juntos com a família e os amigos em suas casas. Algo que eles gostam muito de fazer, é deixar uma tecnologia de lado, para aproveitar ao máximo a companhia das pessoas queridas. 

14.png

Pensando neste conceito, eles adoram decorar a casa de forma acolhedora, para receber as pessoas de forma confortável. Para eles tudo influencia, desde a escolha dos móveis até as cores das paredes dos cômodos.

Decoração escandinava, na versão brasileira

Como já foi dito acima, por terem longos períodos gelados durante o ano, eles prezam por ter uma casa confortável, e é evidente que isso se refletiria na decoração.

Eles gostam de usar muitos itens naturais, como madeira, couro e mantas de algodão. Tudo isso traz a sensação de aconchego e simplicidade algo muito admirado nesta região do mundo. Ou seja, é o Hygge, que acabamos de falar!

Abaixo, você verá muitas dicas para você adaptar essas ideias para a nossa cultura e clima e deixar sua casa muito acolhedora.

Iluminação

Os escandinavos apreciam na decoração tudo que remeta a natureza, mas sem deixar o aspecto moderno de lado. Os itens de iluminação com detalhes em madeira, couro ou até concreto são muito bem vindos, se tornando itens essenciais em suas casas.

15.png

Eles amam a luz natural, e nós também! Então deixe-a entrar em sua casa! Para dar uma forcinha e um  charme a mais, invista em iluminação direta, com abajures, lustres  e pendentes, de preferência com a cor de luz branco quente. Com esta combinação, você deixará o seu ambiente com aspecto bem mais aconchegante, em qualquer época do ano.

2.png

Móveis 

Os móveis do estilo nórdico, geralmente são mais naturais e simples, misturando a leveza do rústico, com a intensidade do moderno, deixando dessa forma o lugar muito mais acolhedor.

10.png

O mobiliário de madeiras claras ou até mesmo  pintados de brancos são essenciais para essa decoração. Mas, se você pensa que eles gostam só de cores clarinhas, está equivocado, móveis com pintura escura são bem vindos quando usados com equilíbrio. As cores fortes aparecem nos detalhes, como em almofadas, luminárias, pendentes, quadros, etc.

Para a decoração ficar completa não se pode esquecer algumas coisinhas que darão um charme especial. Como os espelhos com alça de couro e quadros com moldura de madeira, bem delicado, de preferência!

1.png

Mantas e colchas

Já que estamos falando tanto de aconchego, os objetos que não podem faltar na sua decoração são as mantas e as colchas. Elas podem ser feitas de vários tipos de materiais. Os lugares ideais para esses itens serem colocados, são em cestos próximos a sua cama ou seu sofá, ao alcance das mãos.

3.png

Outra opção muito charmosa e quentinha, são os edredons, com vários tipos de modelos, tamanhos e estampas, eles ficam lindos também e não dão alergias.

Esses itens não precisam ser usados ​​apenas para cobrir e aquecer, mas ficam lindos em cima de poltronas e sofás, decorando-os e também protegendo a poeira. 

6.png

Troque a lareira por velas

Como nós vivemos em um país tropical, mesmo no inverno, em algumas regiões, a temperatura não cai tanto. Então fica inviável fazer uma lareira e deixar sem uso na sua casa. A nossa sugestão dessa vez, é você pode usar velas decorativas no lugar da lareira.

Elas costumam ter cheiros deliciosos, aromatizando o ambiente, isso deixa-o ainda mais aconchegante. Basta acender algumas para iluminar e deixar sua sala ou quarto com aquela luz amarelada deliciosa.

8.png    9.png

Cores mais usadas

Os ambientes das casas escandinavas são compostos por cores fechadas e discretas, sempre visando valorizar a luz natural vinda de fora. A paleta de cores mais tradicional deles é formada por: branco, carvão, marrom, bege e verde. 

Outras cores que são muito bem vindas na decoração nórdica são os tons pastéis, como: azul, rosa, verde e amarelo. No blog Dicas de Mulher, você encontra um monte de dicas legais sobre como usar essas cores na sua casa.

Além dessas cores que já falamos, eles adoram usar cores fortes nos detalhes da decoração, trazendo para o ambiente algo mais vivo, aumentando a sensação de acolhimento na sua casa.

4.png   11.png

Acabamentos diferenciados

O estilo nórdico também está nos acabamentos das casas. Os revestimentos, pisos e azulejos que mais combinam, são os clarinhos e minimalista, com alguns detalhes e madeira.

Neste caso, você terá muitas opções, analise bem o que vai usar na sua casa para não deixar o ambiente pesado, ou sem vida.

Outra coisa bem legal da decoração escandinava, é a possibilidade de misturas. Como, por exemplo: o metal da luminária de mesa com a madeira rústica da escrivaninha. Isso fica super charmoso e alinha a modernidade e simplicidade de forma harmoniosa.

12.png   7.png

Paixão por decorar

Nós da Starlumen, temos duas paixões que adoramos compartilhar com vocês em nosso blog: a iluminação e a decoração! São tantos estilos diferentes, que temos certeza que algum ficará lindo na sua casa.

5.png

No nosso Pinterest , você também pode conferir um infográfico sobre uma decoração nórdica, com muitas idéias legais. Além disso, você encontra muitas outras informações e dicas. 

E, se você tiver mais alguma dica sobre decoração escandinava, diga pra gente aqui nos comentários. Vamos adorar descobrir!

Sobre um Starlumen

Não deixe de conhecer nossa loja online, temos as mais variadas opções para toda a parte de iluminação da sua casa. Acesse: https://www.starlumen.com.br/ 

 

Um comentário em “Você já conhece a Decoração Nórdica?

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.