Murano: 5 Estilos para Usar e Arrasar

Se você achou este post é porque está procurando mais informações sobre essas lindas peças, que possuem  uma história muito interessante, além de várias formas criativas de inseri-las na decoração da sua casa. Leia a reportagem e descubra tudo sobre o Murano. Tenho certeza que você vai amar conhecê-lo melhor!

História

Sobre a origem do vidro, diz a lenda, que surgiu por coincidência em um rio na Síria, há uns 7 mil anos atrás, onde mercadores fenícios usavam blocos de salitre para fazer fogueiras na praia e que, misturados à areia de alta temperatura, estes blocos formaram a matéria prima do vidro. Há também outras teorias, mas esta é a mais interessante!

A partir daí, centros de produção se desenvolveram na Mesopotâmia, Egito e Síria (do IV até I século A.C.), mas foi com os Romanos que tal produção foi impulsionada no 1º século D.C. porque a técnica do sopro, usada hoje, começou na Itália e nessa época.

Processo de Fabricação Cristal Murano – Muranos São Marcos
Muranos São Marcos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enfim, a técnica de vidro soprado foi sendo aperfeiçoada ao longo da Idade Média , foi sendo copiada e incorporada pelos primeiros mestres vitrários em Veneza. Mas então: por que o nome Murano?

Murano é o nome de uma ilha, perto de Veneza, que ficou sendo a referência mundial na produção desse tipo de vidro em 1450, quando um artista vitrário dessa cidade, Angelo Barovier, pela primeira vez na história, introduziu materiais transparentes, como a sílica, sais de cristais e manganês no processo. Como resultado, ele conseguiu a perfeita transparência que conhecemos hoje e se tornou um marco nessa história.

Imagem da Cidade de Murano - Itália
Torre na Ilha de Murano, Itália.

 

De lá pra cá, tudo isso foi sendo aprimorado e levado pro mundo todo: o processo de transparência do vidro, a técnica do sopro e a introdução de camadas de cores. E hoje está ao nosso alcance.

Vantagens

Agora que já entendemos um pouco de sua história, vamos aos benefícios de se possuir essa obra-prima em casa: a primeira vantagem tem a ver com a própria história, porque pense: você terá um objeto exclusivo, resultado de técnicas desenvolvidas há centenas de anos! E isso é chique demais!

A segunda vantagem, é que, para quem valoriza peças artesanais e gosta de expô-las no seu lar, talvez até em cantinho dedicado a isso, junto com outras peças exclusivas; ter uma peça em Murano vale muito a pena porque ele combina com a maioria dos estilos de decoração. As peças em Murano combinam com todos os estilos de Decoração que listamos, como vamos te mostrar nesse texto!

E por último, mas não menos importante, é que você pode encontrá-lo em diferentes cores. Aliás, na Starlumen você encontra toda essa variedade, desde os transparentes até os coloridos, então é muito fácil de combinar. É um acessório que fica ótimo em todos os ambientas da casa, do hall de entrada até o lavabo! 

Mas você pode se perguntar: Ok, eles são lindos, especiais e fáceis de combinar, mas, na prática, quais são as combinações possíveis? Afinal, são tantas possibilidades, não é verdade? Pra te dar um norte, separamos algumas inspirações, e as dividimos por estilo de decoração. Então, vamos às principais opções. No final desse texto, você conseguirá decidir qual é o seu estilo de Murano que comina com você!

5 Estilos de Decoração 

Minimalista

Peças em Murano e Vidro em uma Decoração Minimalista

Ness estilo, em que o menos é mais, os acessórios em Murano irão se destacar bastante. Se você gosta de ambientes mais limpos visualmente, esse é seu estilo. Assim, quanto menos adornos decorativos você tiver e expor, mais clean seu ambiente será.

Pinha em Murano Branco

 

Dessa forma, você pode decidir colocar apenas uma peça de Murano em uma mesa de canto ou de centro, e ele será o destaque do cômodo. Mas lembre-se, se quiser manter o ambiente minimalista, ao pé da letra, as cores do vaso devem ser neutras, como branco, bege, cinza ou transparente. Agora, se deseja ousar um pouco, pode apostar em cores pastéis como verde ou rosa claro. Obviamente, que, em que se tratando de estilo pessoal, não há regras rígidas, por isso, se sentir vontade de ousar mesmo nas cores, o céu é o limite! 

Urban Jungle

Essa tendência está cada vez mais em alta, e seu objetivo é levar plantas para dentro de casa, para tornar o ambiente mais fresco e natural. 

Urban Jungle – Tendência na Decoração que tem muito a ver com estilo de vida

Para isso, os vasos em  Murano cumprirão duas funções: a de vaso de flores, que é o objetivo mais óbvio, e embelezar a decoração. Só uma dica: para que ele se destaque em meio a sua “selva urbana”, o ideal é ousar nas cores, o que é muito fácil quando falamos em peças de Murano, já que suas cores costumam ser vivas, incríveis e únicas! Mas se você preferir peças com cores mais neutras, então abuse de  arranjos de flores coloridas e de cores fortes, como vermelhas, laranjas ou amarelas! Com isso, com certeza seu Murano vai ser “o rei da selva”! 

Vaso de Murano Modelo Frufru com arranjo de Flores
Vaso em Murano mesclado Azul e Ambar

Rústica

Nesse tipo de decoração, na prática, trazemos elementos naturais para dentro de casa. Podemos mesclar as peças em Murano com materiais rústicos como madeira, sisal, rolha, cerâmica e tecidos naturais como o linho. Também apostar em iluminação do tipo quente ajudará a compor aquele clima aconchegante de casa de campo. 

O Estilo Rústico consiste em utilizar elementos naturais, como madeira, vidro. o Murano combina muito por ser um produto artesanal.

 

Como as peças em Murano possuem um  processo de produção artesanal, ele se adaptará facilmente em meio a tantos elementos de mesma origem. 

Clássica

Esse estilo é, de fato, onde mais o vaso Murano pode ser ambientado com maior naturalidade. É como se ele tivesse nascido para esse tipo de decoração. E por que eu digo isso? Por algumas razões simples: primeiro, o estilo clássico “ama” o vidro e cristais! Segundo, como as peças em Murano são produzidas artesanalmente, elas possuem  formas orgânicas e assim o padrão de curvas e rococós dessa decoração faz um casamento perfeito com ele.

Usar Peças em Murano em Decorações Clássicas deixam o Ambiente Mais Requintado.

 

Além disso, a premissa do Estilo  Clássico é prezar pelo requinte e riqueza de detalhes em seus acessórios,  e o Murano, graças à técnica do sopro, desenvolve pequenas bolhas de ar em seu interior, o que deixa a  peça mais requintada e detalhada. 

Quanto às cores, não há regras rígidas, afinal, este estilo permite alguns pontos de cor no ambiente, então, mesmo que ele tenha uma cor viva como vermelho ou amarelo, se o restante do ambiente mantiver tons neutros ou mesmo outro acessório ou móvel da mesma cor do vaso, seu cômodo ainda será muito elegante. 

Nórdica ou Escandinava

Este estilo super aconchegante se originou nos países do norte da Europa e misturam um pouco do minimalismo, rústico e contemporâneo. Temos o Guia de Estilo da  aqui em nosso Blog, confira o post completo aqui.

O objetivo deste estilo começou como algo bem regional: proporcionar mais qualidade de vida aos moradores locais por meio de cores claras, com o objetivo de absorver muita luz do sol, poucas peças decorativas, mas de boa qualidade, e as poucas podem incluir plantas e materiais naturais da região nórdica como madeira, peles de animais e tecidos crus, tipo linho e lãs.

O Estilo Escandinavo preza por conforto e aconchego.

Para manter esse clima nórdico, a peça em Murano perfeita seria uma de cores claras e aconchegantes,  que também vai combinar muito bem com folhagens pequenas. Nesse quesito, no nosso site temos um Murano perfeito pra essa combinação: é o estilo Trouxinha! É uma fofura, com corpo redondinho, ele fica maravilhoso com plantas de folhas pequenas! Tudo isso porque a decoração escandinava preza por um estilo de vida prático e idílico.

Agora você pode decidir qual peça Murano combina com você!

Após conhecer um pouquinho de cada um desses 5 estilos de Decoração, e como o Murano combina com todas, você está apto a fazer a sua escolha!

E mesmo que você não tenha um estilo definido, mas uma mistura de muitos estilos,  peças de boa qualidade são importantes para compor o seu lar!

Possuir um vaso ou um adorno de Murano é ter em mãos um produto genuinamente artesanal e único. É o resultado das mãos criativas de alguém, da junção de metais, produto da terra e do manuseio humano. E isso é algo lindo de se ver! Então, independente do estilo da sua decoração, ele sempre  será o reflexo da criatividade humana! Colocar a sua peça em Murano em espaço de boa visibilidade, o tornará a estrela do seu ambiente!

Depois de tudo isso, eu tenho certeza que você está louco para ter um Murano para chamar de seu, mas sem precisar ir até a Itália, não é mesmo?! Então, você vai amar saber que nós, da Starlumen, podemos levar essa peça tão especial e única até a sua casa!

Além dos Muranos São Marcos, produzidos com todo cuidado e carinho no interior de Minas Gerais, possuimos uma seleção incrível de peças para sua Decoração com cores e  formatos diversos. Clicando aqui você confere nossa Linha de Decoração, que te ajudará a transformar o seu ambiente!  

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.