8 dicas para iluminar apartamentos pequenos

Desta vez o texto do nosso blog é para você que comprou aquele apartamento que tanto sonhou, mas agora está na dúvida de como fazer um projeto luminotécnico legal e funcional nele. Não se preocupe,  esses questionamentos são mais comuns do que você imagina!

14

A missão de iluminar apartamentos pequenos deve ser executada com cuidado e muito capricho. Por isso planeje a iluminação correta, ela é responsável por realçar a decoração e deixar o seu ambiente muito mais aconchegante. A iluminação correta é capaz de alterar todo o clima do seu lar!

Antes de buscar ideias de iluminação para cada cômodo, é preciso escolher qual será o “estilo” da sua casa como um todo. Isso influencia totalmente na escolha das lâmpadas, pendentes e outras peças da iluminação. Em caso de dúvidas, converse com um arquiteto, eles sempre tem ideias ótimas e uma visão profissional que se adequará ao seu apartamento.

15

Agora é hora de preparar seu caderninho de ideias e anotar todas as dicas de iluminação para não esquecer. Continue a leitura, você vai amar!

Iluminação aconchegante em cada ambiente 

Para produzir uma iluminação eficiente é sempre necessário um bom projeto, mas em apartamentos pequenos isso é mais do que essencial! Os motivos para isso são muitos, então fique atento, porque  nós vamos te contar todos eles no decorrer do texto. 

Vamos ver então, como iluminar cada cômodo? Acompanhe.

Salas integradas

Algo muito comum em apartamentos menores é a integração da sala de jantar com a sala de estar (ou de TV). E vamos combinar, que sabendo decorar e iluminar certinho essa sala fica um charme!

Esse espaço acaba se tornando o maior ambiente do apartamento, e é imprescindível acertar em cheio na iluminação, pois ela precisa ser eficiente e destacar os pontos principais da decoração.

Lembre-se sempre  de respeitar a posição dos móveis.  Por isso pendentes e arandelas são investimentos certeiros para esse ambiente. Outro item que vai bem são as fitas de LED na sanca, elas garantem uma iluminação difusa. Já os balizadores, mini spots no teto e luminárias de piso, de preferência com braços direcionais, darão uma iluminação direta muito charmosa e valorizarão quadros e outros objetos de decoração que você tiver em seu apê.

30 2728 29

 

Sacada Gourmet (ou não)

Cada vez mais as construtoras estão fazendo a famosa e cobiçada sacada gourmet, um ambiente despojado e super contemporâneo. Geralmente ela já vem com churrasqueira, e tem um tamanho bem legal para receber os amigos e familiares tranquilamente. Mas, se o seu apartamento não conta com todo esse espaço de sacada, fique calmo, tem uma dica especial para você também!

Por ser considerado uma área externa, invista sempre em uma iluminação que realce o ambiente e o deixe confortável, mas nada de exagerar na quantidade de peças e extrapolar na claridade. Uma luminária central com balizadores pequenos no chão ou spots no teto muitas vezes são o suficiente. Quanto ao estilo, aí fica a seu critério. Existem muitos estilos de decoração, já conferiu nossos Guias de Decoração? Eles podem te ajudar a definir o seu preferido.

Agora, se a sua área externa não é lá muito generosa, e talvez não role um churrasco pra você… não desanime! Com um pouco de criatividade, uma poltrona confortável e uma luminária de piso ou de mesa, você pode criar um cantinho aconchegante para um delicioso vinho e um bom livro! O importante é ter um espaço para relaxar no fim do dia, ou fazer uma refeição mais descontraída!

25 2426

Quarto de principal

Enfim chegamos no ambiente de descansar, o quarto! Nele, a iluminação aconchegante e intimista deve ser prioridade, pois como já foi dito, é nele que teremos nosso tão merecido descanso! 

Aqui, a preferência deve ser sempre a luz branco quente, ou seja as amareladas, que se assemelham mais a luz natural solar,  elas são mais confortáveis aos olhos e ajuda muito a relaxar. Outra dica bem legal, é evitar o uso de aparelhos que emitem luz azul na hora de dormir, como celulares ou tablets, eles atrapalham seu sono. 

Na hora de escolher o que vai compor a iluminação do seu quarto, use e abuse da iluminação indireta, pois além de trazer aconchego para o cômodo, evitarão aquele reflexo chato na televisão. Também, não se esqueça das luminárias e abajures próximos da cama que além de lindos e charmosos,  são muito úteis, tanto para leitura quanto para não precisar acender a luz principal do quarto durante a madrugada.

18 1922 2021 23

Quarto de Hóspede ou Home Office

Mesmo antes da quarentena, muitas empresas de grandes cidades já vinham adotando o Home Office, ou seja, trabalhar em casa se tornou uma realidade há um bom tempo! E como os apartamentos estão cada vez menores, ter um espaço somente para o  home office é um luxo que nem todos possuem!  Sabendo disso nós vamos te ajudar a montar um espaço para seu escritório e para seus hóspedes, em um mesmo ambiente!

Como esse cômodo geralmente é usado pouco como quarto, então aqui a iluminação deve ser mais voltada para um ambiente de trabalho ou estudo. Mas, lembre-se, cuidado para não virar o quartinho da bagunça! Ter organização e evitar excessos de objetos juntos é essencial para manter o foco no trabalho.

Enfim, voltando a falar sobre a iluminação do quarto, a melhor opção de lâmpadas para te ajudar na concentração é a branco neutro (4000K). Aqui a luz indireta é a mais correta a ser usada, pois ela evita o desconforto nos olhos, e no mesmo caso da TV do quarto, ela não reflete diretamente no computador atrapalhando seu trabalho. Invista também em luminárias de piso ou abajures, isso ajudará a dar uma cara de quarto e também te auxiliará na hora de uma leitura.

Uma dica de iluminação bem legal, é você sempre deixar a luz natural entrar, ela clareia bem seu espaço de trabalho e você ainda economiza energia!

12 1013 11

Banheiro

O banheiro também é uma parte aconchegante no apartamento, e diferente dos banheiros de uso coletivo que usam a luz fria, em apartamentos o ideal é usar a branco quente, porque dá mais sensação de conforto. 

Como é um lugar que as pessoas geralmente usam para se maquiar ou fazer a barba, a luz branco quente vai muito bem, porque ela realça o tom certo da sua pele. Esse tipo de luz também ajuda você a relaxar na hora do banho, até porque vamos combinar que não tem nada melhor que um bom banho!

Para finalizar as ideias para o seu banheiro, não esqueça de dar aquela iluminada extra no espelho. Mas, nada de iluminar o meio do espelho, de cima para baixo, isso atrapalha pois faz sombra. A iluminação correta aqui é sempre nas laterais. Uma ideia que está na última moda para banheiros, são pequenos pendentes, usados nas laterais, são charmosos e super eficientes.

1 42 3

Cozinha   

A cozinha é o espaço mais democrático da casa, porque todos frequentam e fazem alguma coisa nela. Já que esse lugar é muito frequentado, a iluminação merece atenção especial!

Nesse cômodo onde a higiene deve prevalecer, a iluminação correta tem um papel muito importante. Por isso invista em leds branco frio e com boa intensidade. Combine luzes indiretas, como plafons ou perfis de LED, que servem para clarear todo o ambiente, com as diretas, que te auxiliarão na execução de tarefas. Os trilhos são ótimos para isso, direcionem-os para o fogão, balcão e a geladeira.

Algo bem legal que deve ser levado em consideração também é a luz natural, ela sempre é bem-vinda na cozinha. Além de clarear com muita eficiência, a luz solar deixa o ambiente bem aconchegante durante o dia. 

67 89

Lavanderia

Na lavanderia, assim como na cozinha, janelas e luz natural são mais que obrigatórios. Além de ajudar a secar as roupas, ela ajuda a deixar o ambiente bem claro. 

Enfim, assim como os outros cômodos, aqui a iluminação deve valorizar o ambiente. Invista em luzes de led, com pequenos spots, plafons, ou até mesmo em trilhos. Essas ideias são ótimas e ficam lindas. 

17 16

Dica extra: apartamento inteligente

Que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, isso é fato! Mas como trazer ela para iluminação e até mesmo para a segurança do seu apartamento? Essa questão se passa na cabeça de muitos e temos certeza que na sua também. 

A automação residencial é mais fácil do que você pode imaginar. Com a dimerização você pode controlar a intensidade da luz nos ambientes. Há também aplicativos de celulares que vinculados com as tecnologias dos aparelhos eletrônicos e interruptores de energia também controlam a ativação deles. 

Agora no assunto segurança, a automação também está presente. As câmeras de segurança e as fechaduras digitais estão cada vez mais eficientes, ajudando a manter a segurança de todos da sua família. 

31 5

Conheça a Starlumen

A Starlumen ama trazer ideias de iluminação para seu lar, afinal seu cantinho merece tudo que há de melhor. Acompanhe todas as novidades em nosso site, elas estão incríveis!

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.