Urban Jungle – Amando plantas ou não, você pode aderir!

Se você acha lindo decorar a casa com plantas, mas não tem “habilidades”, este post é para você! Com nossas dicas, você vai perceber que o Urban Jungle é o estilo mais fácil de decorar a casa. Isso porque, além de inserir plantas em vários cantinhos da sua casa, existem outros elementos decorativos que criam o mesmo efeito de “selva”! 

Então, não precisa se tornar “a louca das plantas”! Basta saber usar esses truques incríveis e conhecer quais plantinhas se dão melhor com o seu estilo de vida. Fácil, não é mesmo?

Vamos lá?

Welcome to the jungle!

 

1. Por que escolher o Urban Jungle

 

Todo mundo sabe que ficar perto da natureza produz maior bem-estar. Não é à toa que, quando queremos descansar, sempre buscamos algum destino que tenha a ver com a natureza, porque ela relaxa e renova as energias, certo?

Além disso, nos últimos anos estamos vendo uma preocupação maior das pessoas em estar em contato com ela, seja pela preocupação futura ou porque as grandes cidades acabaram “sufocando-a”.

Daí, veio a pandemia e esta sensação piorou. Por isso surgiu este estilo, o Urban Jungle, que procura trazer mais natureza para dentro de casa. 

 

2. Entenda a SUA rotina e seu ambiente

 

Se você tem tempo de sobra para cuidar de plantas, parabéns! Está um passo à frente e só precisa conhecer bem a área onde quer montar a sua “selva”. Isso inclui saber onde e em quais horários bate sol na sua casa para escolher as plantas que são adequadas para este espaço.

Mas…se você é como a maioria de nós, que trabalha fora e tem uma rotina agitada, não se preocupe, separamos aqui algumas espécies resistentes que vão continuar lindas mesmo que você não consiga cuidar delas todo dia! São elas:

Os exemplos acima são de plantinhas fáceis de cuidar, que podem ser cultivadas em apartamentos, casas com pouca área de sol e que perdoam nosso esquecimento nas regas.

Outra ideia é decorar com flores naturais desidratadas. A internet está recheada de tutoriais de como fazer e também existem lojas que vendem arranjos lindos. Fica a dica!

E se você tem zero tempo e paciência para cultivar, que tal apelas para os arranjos artificiais?  Algumas são muito parecidas com as plantas naturais, então é uma opção coringa, dependendo do seu gosto.

Já quem possui quintal e quer este estilo também do lado de fora pode gostar destas espécies:

Os exemplos acima, são de plantas que gostam ou toleram sol e são perfeitas para área de luz, jardim de inverno, sacadas com muita luz e quintais.

3 – Flores? Por que não?

 

Para falar a verdade, o Urban Jungle em si não inclui muitas flores. A ideia central é inserir verde na decoração, até porque, sabendo cuidar, elas são perenes. Mas, vamos combinar que flores na decoração deixam a casa mais alegre, não é mesmo?

Então, se você é uma boa mãe para as suas plantinhas, ama flores e não abre mão delas na sua “selva urbana”, não se reprima! Nós separamos algumas espécies que costumam florescer o ano todo! Assim, você não precisa se preocupar com estações específicas. São estas ao lado.

Mas, se você gosta de alguma espécie específica e quer saber a época em que ela mais gosta de florescer, selecionamos os principais tipos. Ou, se você gosta de variedade, pode optar por várias e ter, a cada estação, flores diferentes no seu jardim!

 

 

Vale lembrar que esta separação de flores por estação pode oscilar entre outono/inverno ou primavera/verão. Isto porque vai depender de como é o clima onde você mora, o lugar onde elas vão ficar e os cuidados que vão receber.

Antes de escolher suas flores para tornar mais bonito o seu Urban Jungle, pesquise sobre os cuidados necessários para você ter certeza que vai conseguir conciliar com o seu tempo. E se você tiver crianças e animais de estimação em casa, tome cuidado: algumas plantas são tóxicas e podem fazer mal se forem ingeridas!

 

4. Dica extra para os preguiçosos!

 

Agora vamos a uma dica exclusiva: Se você acha lindo, mas realmente não tem tanta paciência para cuidar de um espaço Urban Jungle, não se torture! Mesmo que você tenha 1 ou 2 vasinhos de plantas e está lutando para manter eles vivos, ainda assim, dá para ter um espaço Urban Jungle para chamar de seu.

Acontece que existem uns truques que, colocando em prática, vão criar a mesma sensação.

Se você apostar em algum móvel na cor verde, estampas com fundo verde ou de elementos naturais, seu ambiente vai parecer mais “natural”. Dúvida? Olha essas inspirações:

A união entre verde (parede, poltrona e plantas) e marrons criou um espaço mais relaxante e natural.
O truque, neste quarto, foi aliar a parede e a roupa de cama no tom verde com um porte maior de plantas, mas em menor quantidade.

 

 

 

 

 

 

 

São apenas 3 vasinhos, mas olha como o painel de grandes proporções muda todo o ambiente!
Na cozinha, além da parede, plantinhas, hortaliças e uma fruteira deixam o espaço com ar Urban Jungle.

 

 

 

 

 

 

 

Você pode ver que, no ambiente em geral, vai encontrar algumas plantinhas, mas também existem outros elementos decorativos que, juntos, transmitem a ideia de um cenário Urban Jungle. 

Seja nas cortinas, numa parede pintada na cor verde, papéis de parede, quadros com estampas florais ou com folhagens, capas de almofadas e roupas de cama, é possível deixar o ambiente com aspecto de “selva”.

Os jogos de cama também ajudam no clima de “selva”.

Some a isto objetos decorativos de madeira, cerâmica, cimento, e, caso se encaixe no ambiente, até uma fruteira com limões, laranjas e outras frutinhas…

Enfim, este estilo leve pode fazer a diferença não só na sua decoração, mas resultar em um ambiente mais refrescante e de bem-estar. E tudo o que nós mais precisamos neste momento de instabilidade (em todos os sentidos) é de calma e tranquilidade no nosso lar, não é mesmo?

É preciso deixar o caos lá fora e sentir que nossa casa é o nosso refúgio. E trazer mais natureza para dentro dela é uma forma de encontrar essa paz. 

Agora que você já pegou essas dicas, veja qual plantinha é mais adequada para você, monte um cantinho perfeito para ela viver,  escolha suas estampas favoritas e mãos-à-obra! 

Caso ainda tenha dúvidas sobre o Urban Jungle, deixe seu comentário e nós vamos te responder!

 

Sobre a Starlumen:

Somos apaixonados por iluminação e queremos te dar as melhores dicas, tendências e produtos para deixar sua casa do jeitinho que você sempre sonhou!

Se tiver mais alguma sugestão, conta pra gente, vamos amar recebê-la!

E não deixe de conhecer nossa loja online, temos as mais variadas opções para toda a parte de iluminação da sua casa! Acesse: www.starlumen.com.br e nos siga nas redes sociais!

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.