Calculando iluminação com Lúmens e Lux.

 

Você precisa comprar uma lâmpada. Chega na loja e diz que precisa iluminar o espaço X. Então, o atendente te traz uma lâmpada e diz que aquela deve servir. Será? Como saber? E se você quiser comprar pela internet? Essa comodidade é maravilhosa, mas quem vai te orientar?

Calma! Nós sabemos que é uma situação duvidosa e por isso fizemos este post para você conseguir fazer essa compra sozinho, sem medo e com segurança. Vem com a gente, vamos responder a estas perguntas e te deixar tranquilo.

 

A primeira coisa que você precisa saber é que, para calcular a iluminação de um ambiente, os watts não são importantes. Os dados importantes são os lúmens e o lux.

O que são Lúmens e Lux ?

 

inmetro7476144288388072960.jpgLúmen (Lm) é a unidade de medida do Fluxo luminoso, ou seja, é a intensidade ou brilho da luz, e essa informação você encontra na embalagem da lâmpada. Já o Lux (Lx), é a quantidade de lúmens existentes em cada m², ou seja Lux=Lúmen/m².

Entender o que cada unidade de medida representa te ajudará a dimensionar a quantidade de lâmpadas para cada ambiente e assim proporcionar melhor conforto visual. 

Embora seja difícil criar uma fórmula universal, existem normas e indicações sobre a quantidade de lúmens mínimos necessários para cada ambiente. É  claro que deve-se levar em conta algumas características específicas, como a quantidade de luz natural, mas o guia NBR5413, desenvolvido pela ABNT, já ajuda bastante a saber quantidades mínimas de iluminação de um espaço.

 

 

O que é a NBR5413 ?

A NBR 5413 regulamenta de maneira minuciosa as iluminâncias médias mínimas. Nessas situações, é imprescindível um belo projeto luminotécnico. Esse projeto fará toda a diferença, principalmente a longo prazo. Assim, você garante a iluminação adequada para cada ambiente obtendo o máximo conforto visual.

 

AMBIENTESESPAÇOSLUMINANCIA (LUX)
Sala de estarGeral:

Local: (leitura, manualidades)
100-150-200

300-500-750
CozinhaGeral:

Local: (pia, fogão, mesa)
100-150-200

200-300-500
QuartoGeral:

Local (espelho, penteadeira, cama):
100-150-200

200-300-500
Hall (escadas, garagem, dispensa)Geral:

Local:
75-100-150

200-300-500
BanheirosGeral:

Local (espelho):
100-150-200

200-300-500

 

Vamos aos exemplos: Suponhamos que você tem uma cozinha de 7 m² e está pensando em utilizar dois Painéis de LED de 25w cada. Será que, com esse projeto, a iluminação será suficiente?

 

cozinha01cozinha02

Vejamos como isso funcionaria na prática. Vamos utilizar os valores de iluminância fornecidos pela NBR 5413. Segundo a norma, a iluminância média para cozinhas é de 300 lux por metro quadrado. Então, quantos lúmens no total precisaremos?

Para calcularmos a quantidade de Lúmens necessária para qualquer ambiente usaremos sempre a seguinte fórmula:

lx=lm/m²

No caso do nosso exemplo, já sabemos, baseados na tabela da NBR 5413, que a quantidade de lux é de 300. E também sabemos que a área da nossa cozinha é de 7m². Assim temos:

300lx=lm/7m² ⇒

300×7=lm ⇒

2100=lm

Ou seja, precisamos de um fluxo luminoso de 2100 Lúmens nesse ambiente. Vamos ver se nosso projeto inicial atenderá a iluminância necessária em nossa cozinha?

plafons

Temos um Painel de LED de 25W, que fornece 1600lm, então se utilizarmos 2 painéis ultrapassaríamos em muito a necessidade do ambiente. Outra alternativa é escolher um painel que possua menor fluxo luminoso, o que nos leva ao Painel de LED de 18W , que nos fornecerá 1200lm cada. Desta forma, a nossa cozinha terá a luminosidade necessária e manteremos nosso projeto inicial economizando 23% do custo.

E por que sabemos que vamos economizar? Porque serão utilizados menos watts, que nada mais é do que o gasto energético que a lâmpada vai gerar na sua conta de energia.

Que tal mais um exemplo para praticar?

 

.

 

 

Em um quarto de 9 m², o valor de iluminância da NBR5413 para este ambiente é em média 150 lux por metro quadrado. Colocando estes valores na regra lx=lm/m², temos:

150lx  x  lm/9m²

150 x 9 = lm

1350lm

Ou seja, em média são necessários 1350 lúmens para iluminar um quarto de 9m². Com este valor, fica simples procurar uma peça que você goste e tenha esta capacidade de iluminar. Como exemplo, no nosso site temos o lindo e clássico pendente Aura Piccola, de 1320lm e 24W de consumo, ou se você prefere um pendente estilo moderno temos também  Ginga, com 1345lm e 26,9W. 

Pendente Ginga
Pendente Aura Piccola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conhecer os conceitos de luminotécnica e saber aplicar na sua casa, só te dá vantagens na hora de construir, reformar ou trocar a iluminação, pois ninguém vai te enganar e você vai saber tudo o que precisa para comprar esses itens pela internet sem medo de receber um produto errado e ter que correr atrás de devoluções e reembolsos. Muita dor de cabeça, não é mesmo?

Então, para finalizar, vamos fazer um resumo: ao comprar seus itens de iluminação, você precisa ter em mãos a metragem do espaço e a tabela que elaboramos baseada na NBR5413. Daí, é só colocar os dados na fórmula acima e, com o resultado, partir em busca da luminária perfeita!

Se ainda tiver alguma dúvida, é só comentar e vamos amar ajudar você!

 

 

4 comentários em “Calculando iluminação com Lúmens e Lux.

  1. Boa tarde como faço para calcular , as lâmpadas nescessário para iluminar . Um ponto de comércio 6.00m × 11.50m. E um pé direito de 3.20m/Altura. Mim ajudem por favor. Ainda não se sabe o que irá montar lá. Agradeço desde já e aguardo ancioso obrigado.

    1. Oi Clenildo, tudo bem? o seu cálculo vai depender de outros fatores, como a quantidade de janelas no ambiente, de móveis…O post dá um exemplo no caso de cozinha, mas como você não sabe o que vai ser, vou te passar o whatsapp do nosso setor de vendas, lá eles podem te dar todas as dicas para iluminar certinho, ok? o número é (17) 99259-6651, somente mensagens. Estamos á disposição!

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.