Arandelas, como e onde usar.

As arandelas são itens essenciais em um projeto luminotécnico porque cumprem importantes funções. Além de iluminar, hoje em dia existem tantos modelos diferentes, que elas passaram a ter um lugarzinho especial na decoração. Então como podemos aproveitar o máximo delas? Aqui você vai conhecer os principais tipos, onde instalar e como usá-las em favor do seu estilo favorito!

 

O QUE SÃO ARANDELAS?

 

A arandela é um tipo de luminária que é fixada à parede. Pode ser usada como um rebatedor de luz ou não. São muito úteis para auxiliar a iluminação geral da casa, inclusive em lugares onde a iluminação de teto não alcança todo o cômodo, por exemplo, certos tipos de corredores, escadas, halls de entrada e, na área externa como em: varandas, quintais sem cobertura, área da piscina, jardins de inverno, pergolados, etc. Além disso, elas ajudam a dar destaque na decoração, iluminando quadros ou paredes texturizadas.

 

Elas surgiram para iluminar grandes áreas externas, mas com o tempo, foram ganhando novos formatos, com maiores opções de efeito luminoso e seu design foi se tornando também um adorno decorativo. Vamos ver as principais opções? Aqui vamos separá-las por estilo, afinal, a função de iluminar é a mesma, mas o design é rico em variedades. 

Existem peças para todos os gostos, desde os modelos mais funcionais, passando pelos coloniais, retrô, sustentáveis, minimalistas, industriais, modernos, até chegar nos clássicos, com cristais!

 

FUNCIONAIS

 

Este modelo tem linhas retas, é bem prático e a variedade está nos fachos! Há tipos com apenas um, dois ou mais fachos. É produzida em alumínio com pintura eletrostática, o que dá maior durabilidade e acabamento perfeito. Os modelos em policarbonato são ideais para regiões com maresia. Assim, ela pode ser instalada em áreas externas sem preocupações. No nosso site você pode conferir todas estas possibilidades e, inclusive, alguns modelos já vem com a lâmpada inclusa! Clique aqui para visualizar.

 

PRODUTOS_quasar_13

COLONIAIS 

As arandelas coloniais possuem um design de curvas e linhas orgânicas que lembra a estética europeia antiga. O que predomina aqui são os detalhes rococós. Elas são produzidas em vidro, típico deste estilo, e alumínio, para dar maior leveza à peça. A maioria delas é pintada em preto, branco, ouro velho, assim você escolhe a cor de acordo com o restante da sua decoração. Elas conferem um ar sofisticado e elegante, seja em áreas internas ou externas.

Para áreas externas elas criam um clima aconchegante, dando um charme todo especial para varandas, garagens, fachadas e jardins. E em áreas internas, por fornecerem uma iluminação difusa e ao mesmo tempo concentrada, com um ar romântico, são uma escolha perfeita para iluminar escadas, halls, corredores e quartos, como apoios das cabeceiras, substituindo abajures. 

 

RETRÔ

 

O design retrô tem voltado com tudo na iluminação e as arandelas não ficam de fora. São características que fazem uma releitura das décadas de 50 a 80 e misturam geometrismo com curvas. Se quer saber mais detalhes sobre este estilo, leia nosso post sobre retrô e vintage na decoração clicando aqui

Este tipo de arandela é desenvolvida para uso interno e por isso muitos modelos possuem formato próprio para que a lâmpada fique aparente, sendo ela com cúpula de vidro ou não. Isso te dá a oportunidade de ousar, como por exemplo, apostando em lâmpada de filamento! Outras são articuláveis e ficam lindas em cabeceiras! 

 

 

SUSTENTÁVEL

No quesito sustentabilidade, temos arandelas que, dependendo do material, podem ser instaladas em áreas externas. É o caso dos modelos feitos em latão. Eles tem um design rústico e podem comportar lâmpadas comuns ou (se você gosta de detalhes diferentes) de lâmpadas de filamento em seu interior, deixando o ambiente mais aconchegante para a visão. 

Para os espaços internos, temos uma parceira, a designer Simone Oliveira, que produz itens de ferro e (pasmem!) filtro de café coado! Entre estes itens está a arandela Traminha, que é super delicada e por isso permite apenas a instalação de lâmpadas de LED em seu interior, pois o LED praticamente não emite calor e isso mantém intactos os sensíveis materiais. 

 

MINIMALISTA

As arandelas minimalistas tem design limpo (visualmente falando), sendo de formatos geométricos simples e de fácil instalação. Para fazer jus ao estilo, a maioria delas já vem com LED integrado, afinal o estilo minimalista preza pela praticidade, sustentabilidade e economia. Se quiser conhecer este estilo elegante, fizemos um post exclusivamente sobre o estilo minimalista, clique aqui para conhecer melhor. 

Este modelo é, em sua maioria, produzido em cores neutras como preto, branco ou, no máximo, dourado, para manter a neutralidade que o estilo pede. Além disso, muitas delas têm luz indireta, ou seja, o LED integrado é voltado para a parede, e esta se encarrega de rebater a luz, gerando eficiência e discrição. 

 

INDUSTRIAL 

O estilo industrial, assim como o minimalista, não possui muitos detalhes em seu design. E as arandelas seguem o mesmo padrão: linhas geométricas simples, como retilíneas ou quadradas. A diferença entre estes estilos é que o estilo industrial utiliza bastante a cor preta como base. Isso porque uma das características mais fortes deste estilo é a estrutura aparente, tijolinhos a vista, canos expostos. Assim, arandelas pretas são bem vindas, juntamente com detalhes em outros metais, como o cobre. 

 

 

 

 

 

 

 

 

MODERNAS

 

Embora todas as opções que mostramos acima são peças modernas, com os melhores materiais disponíveis, separamos este espaço para explicar que, hoje em dia, a criatividade está a todo vapor na área de design de produtos. Por isso, a criação de arandelas com formatos inusitados também faz parte do nosso catálogo. 

O que está em alta agora é a referência a seres naturais, como pássaros, ninhos de passarinho, e inclusive o uso de correntes para contribuir com um formato orgânico. Também, o design das lâmpadas de filamento está cada vez mais ousado. Só lembrando que elas são recomendadas apenas para uso interno.

 

CRISTAL

 

E falando sobre uso interno, as arandelas de cristal chegaram com tudo para contribuir com a elegância de qualquer ambiente, já que os cristais se sobressaem e transformam qualquer cantinho em puro luxo! 

Elas são produzidas com cristal K9, um tipo de excelente qualidade que contém os mesmos elementos do cristal original, mas que possui menos quantidade de chumbo em sua composição. Elas são delicadas e por isso são perfeitas para halls de entrada, cabeceiras da cama, lavabos, etc. E graças à lapidação em detalhes, seu efeito luminoso é maravilhoso!

arandelas cristal blog

 

 

ALTURA CERTA PARA INSTALAÇÃO

 

Não existe uma regra sobre a altura apropriada para a arandela de parede, mas geralmente, elas devem ficar a um metro e meio do chão, com uma distância de 2,5 m e 3 m entre elas.

Essa não é uma regra rígida, porque depende muito das medidas da parede onde elas serão instaladas, além do efeito desejado.

É possível criar um ambiente original, basta que você conheça o efeito luminoso da arandela e use sua imaginação!

 

Para você ter uma ideia das infinitas possibilidades, inspire-se com as composições de alguns de nossos clientes:

 

A @lardetaju foi criativa e compôs essa decoração com base no efeito da arandela!
A nossa encantadora @acasa_seis fez essa bela combinação com as arandelas Apple! Arrasou!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A @arq.monicalunkes deu maior destaque ao revestimento da parede com nossas arandelas e o efeito ficou lindo!
A @samirahalvess destacou todo o corredor externo e deu um up ao espaço!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre estas peças funcionais e decorativas, que tal olhar em volta e procurar algum espacinho onde elas sejam bem vindas? Você vai ver que, independente do seu estilo (porque isso é algo muito pessoal), elas têm o poder de mudar o visual do ambiente, dar vida e charme a casa. 

No nosso site temos uma sessão específica de arandelas. Para acessar a página clique aqui. E se ficou com mais alguma dúvida sobre o uso delas, comente abaixo. Nossa missão é te ajudar a transformar sua casa dos sonhos em realidade!

Queremos saber sua opinião, e se você tem alguma dúvida, vamos amar respondê-las!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.