Você já esteve em algum restaurante, hotel ou barzinho e se sentiu desconfortável com a iluminação? Talvez um foco de luz forte demais? Ou fraco demais a ponto de ter dificuldades em enxergar a comida, por exemplo?
Agora pense no contrário: você já passou em frente a um barzinho ou restaurante com uma decoração e iluminação tão lindas que teve vontade de conhecer? Pois é! Isso acontece!
A iluminação pode contribuir (ou não) para um ambiente confortável. Ela pode atrair ou espantar clientes. Então, os bares, restaurantes e hotéis precisam usar esse “poder” a seu favor. Mas, como se faz isso? E como proporcionar aos funcionários um ambiente de trabalho com uma iluminação prática e segura?
Se você tem essas dúvidas, precisa ler este post até o final! Você vai se surpreender com o poder que uma iluminação eficiente tem e como ela pode ser sua aliada nos negócios! Vamos começar?

Para ficar mais organizado, nós vamos dividir o post em:
- Recepção
- Área das mesas
- Caixa
- Bar
- Área self-service,
- Cozinha
- Quartos
- Banheiros
- Despensa de alimentos
- Área externa e piscina
Mas antes, tenha claro na mente qual é a sua proposta: é um restaurante somente para almoço? É um bar noturno ? Cafeteria? Ou é um hotel?
É preciso saber exatamente o tipo de negócio que quer para alinhar a iluminação e criar o clima que você escolheu. Daí, com a proposta pronta, é possível fazer um projeto luminotécnico original, que valorize o espaço e o torne acolhedor para que os clientes tenham boas experiências e queiram sempre voltar.
Recepção

O espaço da recepção deve ajudar o cliente a conhecer a temática do local e precisa ter informações sobre o funcionamento, horários, serviços disponíveis ou indisponíveis, etc. Por isso, uma iluminação adequada vai facilitar esse primeiro contato.
Dependendo do tamanho, você pode optar por um hall minimalista, com espelhos, arandelas ou, se o objetivo é ser como uma sala de espera (o que é mais comum nos hotéis), é possível colocar algumas poltronas, luminárias de piso ou pendentes de canto.
O balcão da recepção também pode ser iluminado com pendentes, arandelas e, se você preferir uma iluminação mais clean, pode utilizar fitas, perfis de LED ou spots.



Área das Mesas
Este é o espaço que mais recebe atenção, tanto na decoração como na iluminação. Aqui é preciso levar em conta a luz natural, pois se for um restaurante diurno, ela deve ser valorizada e, ao mesmo tempo cuidada, para não se tornar um incômodo se entrar luz do sol em excesso no ambiente.

No caso de restaurantes noturnos, a temática vai ditar a iluminação: para um clima mais intimista e romântico, uma dica é apostar em uma fonte de luz para cada mesa em temperatura de cor amarela, além de uma iluminação geral suave.
As arandelas, spots ou pendentes ficam perfeitos neste ambiente! E se você quer saber o tamanho e a altura ideal para eles, leia nosso post exclusivo aqui.
Mas, se seu objetivo é algo mais neutro, basta deixar a iluminação geral em um tom quente e caprichar na luz da decoração. Essa iluminação pode ser feita com plafons, painéis e spots para destacar uma parede decorada, por exemplo.
Para restaurantes estilo fast food, ou família, uma iluminação com temperatura de cor mais neutra pode ser uma boa pedida e, para ficar mais original, use luminárias ou perfis de LED com design diferenciado. Se você tiver dúvida sobre temperaturas de cor, leia aqui nosso post sobre este tema.
Além da temperatura, outro fator muito importante na área das mesas é o IRC (Índice de Reprodução de Cor), pois, se ele for muito baixo, vai deixar o lugar menos atraente. Por isso, faça questão de lâmpadas com IRC acima de 80 para não correr o risco de investir neste projeto e deixar a beleza dele passar batido. Olha que lindas estas opções para iluminar o ambiente das mesas:




Caixa

Embora ele não costume ser grande, não deixa de ser importante, afinal é ali que se contam notas, moedas, que se passam cartões, cheques e, por isso, é um cantinho onde se deve ter atenção.
Em um restaurante noturno (principalmente), é importante que a iluminação tenha uma temperatura de cor mais fria e o IRC bem alto, para que o funcionário do caixa consiga estar atento, veja exatamente o que está recebendo e devolvendo ao cliente.
Podem ser usados spots, pendentes, plafons, painéis e perfis de LED nesta área. O ideal são os de design clean, para manter o visual o mais “limpo” possível, já que este espaço costuma ter várias informações visuais, como: guloseimas, balas diversas, gomas de mascar, souvenirs, e isso já deixa o ambiente um pouco “confuso” por si só.



Bar
Não sei se você já reparou mas, nos filmes, estas áreas são mais escuras e foco fica na decoração de bebidas, que sempre fica atrás do barman, não é verdade?
Porém, estes espaços precisam de alguma fonte de luz no balcão, afinal, muitos drinks são feitos de misturas, com medidas certas para ficarem boas. Então, além da iluminação decorativa, é preciso uma iluminação de tarefa, para que o funcionário faça suas misturas com confiança e o cliente possa ver e degustar o que ele fez!
Aqui existe muita possibilidades na luz decorativa: fitas de LED nos nichos onde ficam as garrafas, em letterings, na parte externa do balcão, spots para os quadros, plantas ou outros elementos decorativos, etc. Apenas, lembre-se de seguir a temática que você escolheu no projeto, hein!




Área Self-Service
O restaurante com self-service deve separar um espaço adequado para o cliente se servir. Isso inclui deixar uma área suficiente para filas e planejar a iluminação com IRC potente, acima de 80. O que vai ajudar o cliente a ver a beleza das cores dos alimentos, criando maior apetite e um prato mais pesado!
E aqui recomendamos que, além da iluminação geral, haja um foco de luz em cima do balcão térmico, que você pode escolher entre: a temperatura de cor branco quente, se quiser dar à comida um tom amarelado e bem condimentado, ou iluminação fria, que permite ver melhor as diferentes cores e texturas de cada prato.




Cozinha
A cozinha é um dos lugares mais importantes na questão da iluminação. É onde “a mágica acontece”: o local onde a comida é feita precisa ter a melhor iluminação possível e dar aos funcionários todo suporte para que eles possam ver exatamente o que estão fazendo.

A temperatura de luz fria é a mais indicada aqui porque ela os ajuda a estarem atentos às suas funções e manter o ritmo de trabalho.
Se o restaurante cria pratos diferenciados, artísticos e bem elaborados, uma iluminação eficiente em cada etapa da receita é imprescindível para que eles desenvolvam suas “obras de arte”.
Além da questão artística, a iluminação fria ajuda no aspecto higiênico do local. Com ela, é possível estar mais atento à limpeza, porque ela vai evidenciar essa característica. E convenhamos que ninguém quer a fama de possuir uma cozinha com aspecto sujo, não é mesmo?
Então, para te auxiliar neste espaço tão importante, opte por painéis de LED, que são perfeitos para essa função, além dos modelos tubulares ou alguns tipos de pendentes com design minimalista.


Quartos

O quarto de hotel deve ser projetado para ser uma extensão da casa. Conforto e aconchego são palavras-chave neste ambiente.
A temperatura de luz quente é a mais apropriada como fonte geral e a fria pode ser usada em detalhes na decoração, como spots para destacar uma parede, quadros decorativos ou a cabeceira da cama. Arandelas também são uma opção charmosa e pendentes trazem beleza ao lugar.
Normalmente, os quartos de hotel possuem uma pequena área de trabalho, com mesa e cadeira para momentos de trabalho. Este espaço precisa ter uma iluminação específica ou, no mínimo, que fique perto da janela para entrada de luz natural.




Banheiros
Os banheiros devem ter uma fonte de luz geral e outra para os espelhos. Assim, os clientes e hóspedes podem visualizar melhor a sua aparência, realçar a make, etc.
As possibilidades de peças, neste espaço, são muitas: se optar por uma decoração mais minimalista aposte nos spots, painéis e perfis de LED ou, para um ambiente mais acolhedor, arandelas e pendentes são uma ótima opção.
Independente das escolhas que você fizer, o ideal é que os banheiros sigam a mesma temática do restante das áreas públicas, para que sejam uma extensão do lugar.
Se houver alguma decoração nas paredes, direcione uma luz para lá, porque isso vai valorizar este espaço. Os spots e perfis de LED são perfeitos para esta função, pois são discretos e possuem o tamanho apropriado para áreas menores.




Despensa de Alimentos
A área de armazenamento de alimentos precisa ser prática, eficiente e também mostrar a limpeza do lugar. Todos aqueles com acesso a ela devem ver exatamente qual produto vão retirar e onde guardá-lo. Tudo deve estar organizado, etiquetado e de fácil acesso.
Para facilitar a rotina de organização, é aconselhável que a iluminação geral tenha uma temperatura de cor neutra ou fria, e que as prateleiras tenham um fundo de cor clara, ou, se, ainda assim, a visualização for difícil, você pode utilizar perfis de LED para iluminá-las.
Na despensa também é preciso ter atenção com o calor que as lâmpadas podem emitir. Mesmo o LED, que emite calor apenas no corpo da lâmpada, pode prejudicar alimentos perecíveis, por isso é melhor mantê-los o mais longe possível dele.
As peças mais indicadas para você instalar neste espaço são spots, painéis, luminárias tubulares, fitas/ perfis de LED, ou plafons.




Área Externa e Piscina
Em primeiro lugar, aqui é preciso uma iluminação que favoreça a segurança dos clientes. Postes e balizadores no estacionamento são opções interessantes, além de refletores, que podem ser instalados também na fachada.
O jardim precisa ser valorizado e isso se consegue com embutidos de solo, mangueiras de LED e luminárias de chão próprias para estes locais. Temos um post exclusivo sobre como iluminar a área externa, clique aqui e saiba tudo.
Já no caso de hotéis com piscina, existem luminárias e mangueiras de LED (inclusive coloridas) ideais para este ambiente, que vão realçar a beleza e encantar os hóspedes. Quer saber mais? Também temos um post sobre iluminação para piscinas.



Área Administrativa


Por este ser essencialmente um local de trabalho, a luz deve contribuir para manter a concentração e atenção de quem está ali.
A iluminação de tarefa tende a utilizar uma temperatura de cor mais fria, no mínimo neutra, entre 4000k e 6500K, e as melhores peças são as que possuem design utilitário e funcional, como spots, plafons e pendentes minimalistas, luminárias de piso e de mesa. Dá uma olhada nestas opções super legais:




Enfim, como você pôde ver, é preciso dar atenção às necessidades de cada espaço, individualmente, e ao mesmo tempo não esquecer da temática escolhida no projeto.
Uma iluminação de qualidade vai te ajudar a ter um local acolhedor para o cliente, eficiente para quem trabalha e puro sucesso para você!
Agora que já sabe o que fazer em cada setor, é só usar a criatividade e mãos-à-obra! Mas, se ainda assim você ficou com alguma dúvida, manda pra nós, vamos amar te responder!
Sobre a Starlumen:
Somos apaixonados por iluminação e queremos te dar as melhores dicas, tendências e produtos para deixar sua casa do jeitinho que você sempre sonhou!
Se tiver mais alguma sugestão, conta pra gente, vamos amar recebê-la!
E não deixe de conhecer nossa loja online, temos as mais variadas opções para toda a parte de iluminação da sua casa! Acesse: www.starlumen.com.br e nos siga nas redes sociais!